5 nichos de mercado inovadores que você deveria considerar entrar
Pensar fora da caixa pode representar retorno interessante para novos negócios.
Pensar em um modelo de negócio hoje é desafiador. Isso porque o conhecimento, em um mundo em que as barreiras de tempo e espaço foram abolidas, está potencialmente disponível a quase totalidade das pessoas conectadas.
Se, na Califórnia dos anos 70, cada garagem podia abrigar uma nova Apple, no planeta Terra dos anos 2010, cada pessoa é uma dessas garagens. Como manter a sua empresa competitiva em um cenário como esse?
Nós da MetLife também estamos atentos a movimentos como esses e, para ajudar você, gestor de uma pequena empresa, a se manter competitivo, pesquisamos alguns nichos para você ficar de olho!
Micromobilidade: pequenos trechos, grande negócios.
Para resumir o conceito em duas palavras: patinete elétrico. Muitas cidades brasileiras contam com este tipo de serviço, criado para cobrir pequenas distâncias de forma barata. Ainda em fase de teste e/ou regulamentação os patinetes não dão conta de todo o potencial deste mercado.
Ainda falta muito campo para desbravar e soluções para resolver os problemas de segurança do condutor e pedestres, além de novos trechos a serem estudados e utilizados nos mapas das grandes e pequenas cidades.
Inteligência Artificial: muito mais do que assistentes de voz
Ela parece estar em todo o lugar, até mesmo no aplicativo de nosso banco. Mas, trabalhar com inteligência artificial é uma atividade que ainda tem muito campo para ser explorado. É um segmento mais caro de se entrar, vale a lembrança. A contratação de um time especializado e as ferramentas necessárias para desenvolver as aplicações não são pouca coisa. Mas, fique atento.
Criptomoedas: onde está o pote de ouro?
Outro segmento envolto em muita especulação é o das criptomoedas. A mais famosa, o Bitcoin, já teve o estouro de sua bolha anunciado, mas segue ainda atraindo interessados.
O conceito básico deste tipo de solução é o de permitir pagamentos e transferências diretamente de uma pessoa para outra, sem a necessidade de qualquer intermediário, como bancos, por exemplo. Isso é por si só revolucionário e, claro, repleto de questões legais. Mas, o protocolo utilizado para isso, a blockchain, pode ser utilizada em diversas operações - e, claro, ideias de negócios - , como troca de documentos entre governos e entre governo e a população.
Ciência de Dados: campo aberto à experimentação
O mercado costuma colocar tudo relativo à análise de dados na caixinha do "Big Data". Mas, a habilidade de lidar com a imensa quantidade de informações que o mundo digital gera a cada segundo pode ser customizada de diversas formas e em diferentes modelos de negócio. De consultoria em redes sociais até player forte no mercado financeiro, passando por política e entretenimento, lidar com dados é um diferencial.
Serviços personalizados, gourmetização do atendimento
Você pode também trabalhar com um modelo de negócio focado no luxo, criando serviços personalizados, com cara de atendimento gourmet. As opções vão desde organizadores pessoais, passando por assistentes de compras, de viagens e de preparação de carreira.
Alimentação saudável/vegana ainda tem fôlego
Cuidar da saúde é ainda um grande negócio. A cada dia que passa mais pessoas se convertem ao veganismo. Parar de comer carne, por exemplo, já tem sido apontado como um ato fundamental para combater o aquecimento global. Lanchonetes, restaurantes, sites de conteúdo e demais iniciativas voltadas a esse mercado têm público garantido.
Reaproveitamento: ajudar a salvar o planeta dá retorno
Ainda no mesmo campo de ideias com forte apelo na preservação do planeja, modelos de negócio que envolvam algum tipo de reaproveitamento também são interessantes de monitorar. A gente costuma olhar para este tipo de ideia como uma variação do termo reciclagem. Mas, é mais do que isso.
Explorar a cadeia de suprimentos de indústrias chave como a da moda e alimentação, pode gerar ideias interessantes como reaproveitamento de sobras de grandes marcas de roupa para criar uma linha de baixo custo, por exemplo.
O mercado muda a cada semana, não há dúvida disso. Conhecer macrotendências é uma obrigação dos gestores que querem se manter úteis e produtivos para os seus negócios. Pense nisso!
Tags: