Da Toyota para a sua empresa: Conheça o método Kanban
Saiba como essa ideia, lançada há mais de 60 anos, pode agilizar os seus processos de trabalho
Com rotinas cada vez mais atribuladas, a organização de uma empresa nunca foi tão importante. Independentemente do tipo de trabalho e do fluxo de produção de um negócio, é preciso controlar os processos
para que haja eficiência nas entregas.
Se você tem a sensação de que o envio de dezenas de emails mais atrapalha do que ajuda na organização, precisa conhecer o Método Kanban. Criado pela Toyota, uma gigante mundial do ramo automobilístico, o método ajudou a salvar a empresa da falência nos anos 50.
Isso foi possível porque o Kanban, criado junto com a metodologia Just In Time (imediatamente, em tradução livre), fez com que a produção ficasse mais ágil e, consequentemente, aumentasse.
Embora tenha sido criado nos anos 50, esse método continua atual e eficiente. Quer conhecer melhor o Kanban? Nós, da MetLife, vamos explicar a você.
O que é o Kanban?
Oriunda do japonês, a palavra Kanban quer dizer “sinal visual” ou “cartão”. O método ganhou esse nome justamente porque consiste no uso de cartões de cores diferentes que ajudam a identificar quem está fazendo o que na produção. Cada cor representa um departamento da empresa.
Esse acompanhamento visual facilita a identificação de qual etapa está com fluxo mais lento. Dessa forma, o gestor pode agir para corrigir o problema mais rapidamente.
Com o passar dos anos, o método evoluiu: muitas empresas que utilizam o Kanban substituíram os cartões pelos post-its. Existem ainda ferramentas virtuais que seguem o método, como o Trello.
O painel Kanban
Imagine um quadro branco dividido em três grandes lacunas: Para Executar, Em Andamento e Finalizado. Pois é dessa forma que o Kanban organiza os processos. Conforme as tarefas vão sendo concluídas, o cartão (ou post-it) é retirado da coluna de “em andamento’, por exemplo, e colocado na lacuna “finalizado”. Bem simples, concorda?
Os benefícios do método Kanban
Como você já sabem, o Kanban registra as tarefas e ações por meio de simbologias visuais. No Brasil, ele é usado há várias décadas, não apenas na indústria.
Em meio a uma enxurrada de informações que chegam por mensagens, e-mails, planilhas, lista de tarefas e relatórios, reunir tudo em uma informação visual única e simples de ser interpretada é algo que atraiu e continua atraindo inúmeros gestores.
Quais as vantagens de aplicar o Kanban na sua empresa? Dentre elas, esse método evita que os funcionários fiquem ociosos, já que as atividades de cada um podem ser visualizadas no quadro.
Além disso, o método reduz o tempo gasto para a execução dos processos, já que deixa os prazos de entregas disponíveis para todos. Por fim, há o benefício econômico, já que o Kanban é um método que exige baixíssimo custo de investimento para ser aplicado.
Tags: