Minha empresa foi comprada por um grupo maior. E agora?

Ter resiliência, fazer concessões e saber lidar com uma cultura organizacional diferente, deve ser um dos diferenciais do gestor

Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo em que as empresas precisam conquistar o seu lugar ao sol no concorrido mercado. Mas e quando uma pequena empresa é comprada por um grupo maior? Trabalhar em cultura organizacional completamente diferente da que era implantada na sua empresa, não é nada fácil, mas é possível! 

Nós da MetLife sempre nos empenhamos, ao máximo, para que você tenha êxito em sua vida profissional, em todos os aspectos. Por isso, você vai saber como o gestor deve lidar com a fusão inesperada de 2 empresas e com um ambiente de trabalho diferente do que estava acostumado. 

Tenha resiliência sempre

Resiliência é a capacidade que uma pessoa tem em saber lidar com problemas diversos, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas como o estresse ou eventos traumáticos, sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico.   

Se você é um gestor e vai continuar na empresa de origem, deve ser resiliente, encontrando soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão assertiva quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer esse desafio. 

Faça concessões

Um gestor que tem maturidade empresarial sabe fazer concessões, de forma consciente. Não é porque sua empresa foi comprada por outra maior que você pode ficar dando ordens para todas as pessoas como fazia antes. Saiba qual é a sua função e acate as ordens dos seus superiores, sem questioná-las. 

Vale ressaltar que as concessões podem render bons frutos no futuro e um gestor precisa aprender a ceder, pois isso faz parte do novo ambiente organizacional do qual ele pertence. Aceite mais e questione menos. Isso é sinal de experiência e maturidade que deve fazer parte da vida de um gestor.  

Respeite a cultura organizacional implantada na empresa

Se sua empresa foi comprada por outro grupo maior, você deverá ter a consciência de que pode trabalhar em uma cultura organizacional completamente diferente da implantada no seu antigo negócio. Respeite as regras da nova empresa da qual faz parte, sem criticá-las. 

Afinal de contas, as pessoas têm pontos de vistas diferentes e cada empreendedor sabe o que é melhor para sua empresa. Tente se adaptar ao máximo, com a nova cultura em que está inserido, respeitando seus superiores e demais colegas de trabalho. Aceite o que está sendo imposto para você de agora em diante! 

Muitas vezes, a adaptação em um outro ambiente organizacional não é fácil. O gestor deve ser resiliente e ter muita maturidade para compreender quais são as regras do lugar em que está inserido para se sentir um profissional realizado.  

A MetLife sempre pensa no seu bem-estar, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.