7 empresas que mudaram de ramo para serem bem sucedidas

Às vezes, é preciso mudar de ramo drasticamente para se fazer sucesso no concorrido mercado

Estamos em um mundo cada vez mais competitivo em que as grandes empresas praticamente dominam boa parte do mercado. Mas isso nem sempre foi assim e, às vezes, uma mudança drástica no ramo de atuação para se chegar nesse patamar, foi necessária. Muitas empresas tiveram que recomeçar do zero para fazerem sucesso hoje. 

Nós da Metlife trabalhamos para que seu negócio tenha prosperidade no mercado, em todos os aspectos. Por isso, para aprimorar seus conhecimentos, você vai conhecer 7 empresas que tiveram que se reinventar e mudaram completamente o seu nicho de atuação para serem bem sucedidas. 

Nintendo

Se você acha que a Nintendo sempre foi uma empresa de videojogos para a criançada, está muito enganado. Na verdade, a Nintendo começou sua atividades produzindo cartas artesanais tradicionais japonesas. Depois disso, com várias sucessões na direção da empresa, ela foi mudando de ramo. Já foi uma rede de motéis, táxis e até fábrica de arroz instantâneo.

Nokia

A gigante Nokia não começou sendo uma referência em telefones celulares. No início das atividades, a empresa era uma fábrica de papel e posteriormente passou a produzir artigos de borracha, como pneus e galochas. Só depois disso, é que ela passou a fabricar e vender aparelhos telemóveis. 

Peugeot

A montadora francesa Peugeot não começou suas atividades no ramo automobilístico. A empresa começou suas atividades como uma fábrica de produtos alimentares. Depois de alguns anos, a Peugeot passou para a produção de armações para vestidos, guarda-chuvas e até bicicletas. Foi somente em 1889 é que a empresa produziu o seu primeiro automóvel de 3 rodas. 

Olivetti

A famosa marca Olivetti não começou produzindo impressoras, scanners e tablets. A empresa iniciou no mercado produzindo máquinas de escrever e calculadoras, por várias décadas. Depois que esses equipamentos se tornaram obsoletos e foram substituídos por outros, a empresa inovou e está firme e forte no mercado. 

Tiffany & Co

Quando se pensa nessa conceituada empresa, jóias caras vem logo em nossa mente. Mas a glamourosa Tiffany, no início das atividades, já produziu escarradeiras, artigos de papelaria, cintos, relógios, produtos de beleza, entre outros. Depois de uma mudança drástica nas atividades para o ramo da joalheria, é que ela se estabeleceu no mercado. 

Avon

O fundador da Avon era um vendedor de livros porta a porta. Depois disso, ele teve a brilhante ideia de distribuir perfumes juntamente com os livros que vendia. Não demorou muito para ele descobrir que o futuro do seu negócio eram os perfumes, pois estes vendiam muito mais do que os livros. Após isso, a gigante Avon começou a produzir milhares de cosméticos, junto com os perfumes, seu carro-chefe. 

Hasbro

A conhecida empresa de jogos e brinquedos começou num ramo completamente diferente. Ela vendia restos têxteis e manteve-se nesse ramo por 20 anos até migrar para a fabricação de material escolar. Ampliou ainda mais suas atividades e começou a fabricar brinquedos e jogos infantis. 

Para fazer sucesso em um mercado tão competitivo, é preciso se reinventar e até mudar de ramo. Muitas empresas que hoje dominam boa parte do mercado, começaram suas atividades em outras áreas completamente diferentes. Planejamento, visão de futuro e muito trabalho podem ajudar as coisas darem certo. 

A Metlife sempre pensa no progresso da sua empresa, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.