5 perguntas que você deve se fazer antes de abrir uma nova vaga em sua empresa

Não contrate ninguém antes de ler nossas dicas

Somos pessoas em um mundo em constante transformação e mudança. Novas oportunidades surgem todos os dias e, se você tem uma empresa, oferecer essas oportunidades para novos talentos pode levar você e seu negócio muito longe. 

Nós da MetLife nos preocupamos sempre em trazer as melhores dicas e informações para que você possa crescer tomando as decisões que mais se adequam ao seu negócio.

Na hora de abrir uma nova vaga de trabalho em sua empresa, existem algumas pergunta que você deve se fazer para ter um processo seletivo mais eficiente. Essas questões podem servir como uma orientação para que nem você, nem a pessoa interessada no cargo, percam tempo.  

A primeira pergunta, e talvez a mais óbvia, é se você realmente está precisando aumentar o quadro de funcionários nesse momento. A dúvida é muito comum, por isso não se sinta culpado por não ter essa resposta tão facilmente. Tente ter em mente essas 5 perguntas que trazemos a seguir para saber se é a hora de contratar para sua empresa.

1. Como está a entrega de trabalho?

Se você toca a empresa sozinho, tem conseguido dar conta de fazer tudo o que é necessário? Se já possui uma equipe, ela está conseguindo entregar todo o trabalho demandado?

Se você e sua equipe estão sofrendo com acúmulo de funções e trabalho, talvez seja hora de considerar um novo membro para o time. Alguns sinais desse problema é o grande volume de horas extras e prazos que não conseguem ser cumpridos.

2. Seus consumidores estão reclamando?

Um reflexo da questão acima é que seus clientes podem ter começa a reclamar da qualidade do seu serviço ou do seu atendimento. E, de fato, a qualidade dos seus produtos e serviços podem estar caindo por falta de mão de obra.

3. Você precisa de alguém com habilidades específicas?

Se você deu início a um empreendimento, provavelmente, você já o especialista no assunto em que trabalha e também a pessoa que cuida de tudo. No entanto, há nada errado em trazer alguém que se especializa em habilidades específicas para sua equipe, como alguém para fazer a contabilidade, o marketing. 

4. Você tem condições de remunerar um novo funcionário?

A contratação de um funcionário pode ser cara, por isso é importante que você faça as contas de quanto isso vai te custar. Uma alternativa pode ser contratar freelancers para trabalhos e projetos específicos.

5. Há trabalho suficiente para manter um novo funcionário ocupado?

Se o seu negócio é capaz de proporcionar trabalho suficiente para uma contratação a longo prazo, você pode considerar essa contratação necessária. Contrate alguém quando houver uma função fixa que precisa ser preenchida. Se o seu funcionário não tiver trabalho suficiente, vai desperdiçar tempo.