O futuro do emprego na ótica da pequena empresa?

Os avanços tecnológicos podem impactar positiva e negativamente a geração de empregos em uma pequena empresa no futuro

Vivemos em um mundo em que os avanços tecnológicos possibilitaram o homem realizar coisas que, alguns anos atrás, eram inimagináveis de se fazer. Mas como tudo na vida tem dois lados, a tecnologia de ponta também trouxe alguns dissabores como a ameaça do futuro do emprego nas pequenas empresas. Pode até não parecer, mas isso já está acontecendo. 

Nós da MetLife não medimos esforços para lhe oferecer bem estar e uma vida tranquila, além de estarmos sempre ao seu lado. Por isso, você vai conhecer com a tecnologia, cada vez mais presente em nossas vidas, pode impactar o futuro do emprego na ótica da pequena empresa.

 

Inteligência Artificial

Não é novidade que a Inteligência Artificial está cada vez mais presente no mundo e, aos poucos, vai ocupando o lugar de milhares de pessoas dentro das organizações. Lembra quando uma empresa contratava milhares de funcionários para produzir seus carros? Hoje, eles são produzidos por robôs, em larga escala e com chances mínimas de erros. 

O impacto positivo é que esse tipo de tecnologia pode gerar economia para as médias e grandes empresas, mas em contrapartida, ela ainda é bastante onerosa para as pequenas empresas, que podem precisar reduzir a geração de emprego, impactando negativamente toda a sociedade. 

 

Plataformas online de trabalho

Com o advento da internet, a criação de milhares de aplicativos, diversos tipos de mídias e dispositivos móveis cada vez mais modernos, surgiu também uma nova forma de trabalho: as plataformas online. Hoje em dia, é possível trabalhar da sua própria casa usando plataformas de trabalho cada vez mais funcionais e modernas. 

Essa maneira de trabalhar gera muito mais economia para os negócios, que não precisam mais pagar impostos e encargos, além de ter muito mais assertividade em seus processos. Por outro lado, essa otimização das atividades contribui para a drástica diminuição do emprego formal nas pequenas empresas. 

 

Algumas profissões podem ser extintas no futuro

Diante desse cenário de tanto avanço tecnológico, a tendência é que algumas profissões deixem de existir, em pouco tempo. A Inteligência Artificial chegou com toda a força para inovar e deixar praticamente tudo possível de ser feito, mais prático e bem mais eficiente. Inevitavelmente, algumas profissões podem se extinguir para sempre, pois se tornaram obsoletas com a chegada da tecnologia. 

 

Vários nichos de mercado serão criados

Se algumas profissões serão banidas do planeta por causa da tecnologia, alguns novos nichos de mercado podem e devem ser explorados, ao máximo. Os avanços tecnológicos permitem que se criem novas profissões em praticamente todos os segmentos e novas áreas oferecem um mar de possibilidades, para todas as pessoas. 

Diante desse cenário, o emprego nas pequenas empresas podem não estar ameaçado se os empreendedores souberem aproveitar todas as possibilidades que a tecnologia nos traz. 

 

A MetLife sempre pensa no seu bem estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.