O programa de benefícios certo para engajar e reter seus talentos

Entender as necessidades e desejos dos novos profissionais é uma boa forma de chamar a atenção, reter e engajar profissionais em um mercado competitivo

Atualmente, com o crescimento da procura por profissionais cada vez mais especializados e a entrada de profissionais das novas gerações no mercado, entregar benefícios que demonstrem o entendimento das necessidades dos funcionários e valorização dentro e fora da empresa é essencial.

Aqui na MetLife entendemos que as empresas precisam ser capazes não só de estimular o bem-estar e a saúde de seus funcionários, mas também mantê-los cada vez mais engajados, algo que um pacote de benefícios atrativo pode ajudar – e muito.

Quais os benefícios que os funcionários brasileiros admiram

Motivar os funcionários e impulsionar a produtividade são prioridades para os empregadores no Brasil. O Estudo da MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários (2018) nos mostra que existe um apetite real entre os empregadores para construir melhores locais de trabalho – aqueles que atendem às diversas necessidades de seus funcionários através de uma estratégia de benefícios otimizada.

Isso porque, como também mostrado pelo nosso estudo, quando os benefícios para funcionários são adaptados às necessidades da vida, os profissionais não apenas demonstram maior apreço por seu empregador, mas também apreciam mais o valor de seus benefícios, sentindo-se financeiramente mais seguros.

Dessa forma, há um apetite entre os funcionários por benefícios flexíveis (mesmo com coparticipação) ao invés de dinheiro para comprar coberturas de forma independente.

Benefícios clássicos já não têm mais tanto apelo

Ter uma cesta de benefícios mais tradicionais e pouco adaptáveis já não é tão atrativo. Os funcionários têm dado preferência a empresas que dão a possibilidade de escolher quais benefícios fazem mais sentido para sua realidade e como recebê-los. Essa flexibilidade funciona como um dos grandes chamarizes para profissionais nos mais diversos estágios de suas vidas. 

Benefícios com valores compartilhados

Como parte dessa mudança de comportamento, uma boa parcela dos profissionais no país estão muito abertos à ideia dos benefícios voluntários.

Nosso estudo aponta que mais de 50% dos entrevistados estariam dispostos a arcar com parte dos custos referentes a benefícios como seguro hospitalar, seguro resgatável, seguro para perda de renda, entre outros, caso eles fossem oferecidos pela empresa.

Por que é importante entender as necessidades dos funcionários

As necessidades dos funcionários poderão variar de acordo com a idade, condição social, comprometimento familiar e circunstâncias financeiras. Mas dar a eles a opção de assumir algum controle sobre sua relação com o trabalho e seus benefícios pode ser uma estratégia cada vez mais importante para o engajamento

Estenda os benefícios personalizáveis e voluntários e promova-os como uma ferramenta de recrutamento. Utilize portais digitais e personalizados para proporcionar uma maior sensação de controle. Compense custos com contribuições voluntárias, pois muitos funcionários podem agradecer essa opção. Ofereça opções de trabalho flexíveis que os funcionários estão solicitando para atingir o equilíbrio profissional/pessoal. Revitalize os métodos de feedback dos funcionários para garantir que a as diferenças na percepção sobre os benefícios estão sendo resolvidas.

E como parte desse leque de possibilidades a MetLife disponibiliza boas soluções empresariais que podem ser encaixadas de forma interessante às necessidades de seus funcionários e da sua estrutura empresarial.