O que é um empreendedor serial?

Conheça esse profissional que tem características bem diferentes dos habituais

A expressão empreendedor serial está cada vez ganhando mais força no mercado profissional. Esse tipo de especialista é aquele que cria vários negócios, ele não se contenta em adquirir apenas uma empresa.

Aqui na MetLife nós acreditamos que para abrir vários negócios, um profissional precisa ter força de vontade, conhecimento, e estudar diversos nichos empresariais. Por isso, vamos mostrar para você como um empreendedor serial se posiciona.

Como encontramos um empreendedor serial?

Essa é uma pessoa que não faz apenas a gestão de uma empresa, ela desenvolve a ideia como um todo. A sua maior característica é não se contentar em criar um negócio e ficar á frente até que se torne uma grande corporação, ela busca maneiras para fortalecer o processo através de conhecimento e de inovação. 

Além de ser uma pessoa dinâmica, ela prefere os desafios e a adrenalina envolvidos na criação de algo novo e assume uma postura de executivo que lidera grandes equipes.

Com ela, não há tempo ruim em relação às finanças. Sabe aquela expressão “tempo é dinheiro”, cai como luva, isso porque esse profissional sabe onde quer chegar, tem tino paras os negócios e se sobressai quando o assunto é sistema financeiro.

Entre as várias qualidades que o empreendedor serial abdica, uma delas é que ele está atento a tudo ao seu redor. Independente do ramo, o líder busca conhecer outras áreas específicas, seja na tecnologia, nas redes sociais, na administrativa ou na jurídica, ele procura ampliar sua performance.

A sabedoria não significa que ele possua um QI a mais do que os outros, mas se classifica no fato de que está sempre conectado às informações para poder se comunicar da melhor forma com clientes e outros profissionais. 

James Street: exemplo de sucesso

Um exemplo de sucesso é a britânica Shore Projects, marca de relógios que permite que os usuários troquem as pulseiras facilmente. Criado pelo cofundador James Street, a marca é apenas uma de pelo menos oito outras empresas que ele e sua equipe criaram.

Foco no relacionamento

Outro ponto a favor é o relacionamento amigável com quem ele deseja. Sabemos que o contato com o cliente deve ser o melhor possível para fechar futuros contratos. Nesse caso, ele possui aptidão em transformar essa união favorável para ambas as partes, ainda mais se tratando de empresas com segmentos distintos. Em vista disso, ele também gosta de networking e sabe fazer amizades com facilidade. Por isso está sempre participando de palestras e eventos de negociação, onde frequentam os melhores profissionais do mercado. 

Um ponto pró e contra é o fato de ser workaholic. A qualificação aparece em trabalhar durante horas e horas a fim de chegar ao ápice imaginativo. Pelo lado negativo, ele não descansa, ficando mais ansioso à procura de resultados, o que leva à agressividade, falta de fome, entre outros problemas imunológicos.

Enfim, o empreendedor serial é uma pessoa a frente do seu tempo que não mede esforços em busca do sucesso. Será que você é um? Pense nisso!