O que não mudou na gestão de pessoas com a vida contemporânea

Conheça os valores que resistiram ao tempo e ainda prevalecem na gestão de pessoas

Não existem dúvidas de que os avanços tecnológicos revolucionaram praticamente todas as áreas do conhecimento. No âmbito organizacional, por exemplo, quando falamos em gestão de pessoas, os processos estão cada vez mais otimizados, modernos e, sobretudo, eficientes. 

Mas existem certos valores que, mesmo com o passar dos anos, não mudaram e se mantém intactos. Saiba quais são eles através desse artigo que a MetLife preparou.

Os desafios da convivência humana 

Sua empresa pode ter a melhor gestão de pessoas do mundo, mas a convivência entre os seres humanos sempre vai existir. É claro que conviver com pessoas não é fácil e muito menos prazeroso, em nenhum contexto. Mas não existe nenhuma gestão de pessoas que seja capaz de ensinar esses valores, que sempre estarão presentes em qualquer organização. 

A convivência diária com os colegas de trabalho é um dos principais valores que nunca mudaram e sempre vão existir, pois vivemos em sociedade. Tolerância, respeito e educação fazem parte do pilar de sustentação das regras de uma boa convivência no trabalho e jamais sairão de moda. 

Respeito à hierarquia

Mais um valor que nunca mudou na gestão de pessoas com a vida contemporânea. Em uma empresa, existe uma hierarquia que precisa ser respeitada, em qualquer circunstância. Por exemplo, seu chefe solicita que você execute uma determinada tarefa: você pode até não concordar, mas irá obedecer por causa da hierarquia existente na organização. 

Por melhor que seja a gestão de pessoas, o valor da hierarquia é algo que sempre existiu e se faz presente até hoje. Patrões e subordinados têm seus conflitos, que é algo natural dentro desse contexto, mas o respeito à hierarquia é algo bastante difundido em nossas mentes e ainda permanece firme e forte. 

O diálogo sempre vai existir

Imagine uma empresa em que os funcionários não se comunicam entre si. Mesmo que a organização tenha uma excelente gestão de pessoas com tecnologia de ponta para gerir os processos, sem o diálogo entre as pessoas, isso seria praticamente impossível. A comunicação é um dos valores imortais em qualquer situação. 

Por isso, o diálogo entre os colaboradores deve ser da forma mais clara possível, para que não haja ruídos. Por isso, a tecnologia tem seu papel fundamental para se evitar esse tipo de problema. 

Nada deve ficar subentendido, pois existem diferentes interpretações. De qualquer maneira, a linguagem oral nunca mudou e sempre vai permanecer, independente do segmento e porte da empresa. 

Esses são os principais valores que nunca mudaram, na complexa gestão de pessoas.