O que os atletas de elite podem ensinar sobre a gestão de sua pequena empresa?

Dar o pontapé inicial em uma empresa é um desafio tão grande quanto se tornar um atleta de elite

Vivemos em um mundo em que os desafios são cada vez maiores para os empreendedores, que precisam fazer suas empresas gerarem resultados para sobreviverem no mercado. Por isso, o aprendizado constante é essencial, em todos os aspectos. Você sabia que os atletas de elite podem ensinar muito sobre a gestão de sua empresa? Eles também enfrentam e superam desafios diários na carreira. 

 Nós da MetLife trabalhamos para que sua empresa tenha uma gestão eficiente e assertiva, de todas as formas. Por isso, você vai saber o que os atletas de ponta podem ensinar sobre a gestão de sua pequena empresa. São dicas simples, mas que vão fazer você se inspirar no dia a dia. 

Mantenha o Foco

Tanto o atleta quanto o empresário devem saber como alcançar seu objetivo. Para isso, é crucial manter o foco no que se deseja e não tentar resolver tudo ao mesmo tempo.

Cuidar do corpo e da mente, saber controlar as emoções em momentos delicados e estar sempre pronto para o ataque dos oponentes. Esse é um dos segredos de uma boa gestão. Mas nunca se esqueça da sua meta, por isso, tenha foco em seu objetivo. 

Escolha o que fazer e o que não deve fazer mais

É fundamental saber identificar talentos e potenciais em seu time. Saber dizer não para o que não deve ser feito é tão importante quanto dizer sim ao que deve. 

O empreendedor deve estabelecer prioridades e deixar claro aos membros da equipe qual é a função de cada um, para a jogada ensaiada dar certo. Vale ressaltar que em um novo negócio menos pode significar mais.

Tenha autoconfiança e resiliência

Talvez essa seja a dica mais importante de todas. Se você não acredita na sua pequena empresa, acaba não crendo em si mesmo e já entra em campo derrotado emocionalmente, o que é péssimo para qualquer um. 

Uma coisa é certa: os desafios do empreendedorismo são muitos e não serão fáceis. Somente os que forem mais fortes, persistentes, confiantes e resilientes, conquistarão a medalha de ouro do sucesso. Como diz o ditado popular “Confie em seu taco”. 

Otimize e gerencie sua energia

Para ser um atleta de ponta ou um empresário de sucesso é preciso ter muita disciplina. Ter uma vida saudável, sem excessos, praticar exercícios, dormir bem, ter uma dieta balanceada e saber o momento de tirar um tempo para respirar é uma receita infalível na vida de atletas e empreendedores. 

Mesmo que sua rotina no escritório seja estressante, lembre-se de que você e sua equipe são os principais ativos do negócio. Sem vocês, nada acontece. 

Curiosidade, aprendizado constante e autorreflexão

Em um mundo que está em constante transformação, vence o empreendedor que lidera tendências sem copiar modelos inovadores dos concorrentes. Por isso, estude bastante e se mantenha sempre atualizado. 

Aprenda a ser flexível e estar pronto para o que der e vier, pois tudo é muito instável. Esteja preparado para mudar a si mesmo ou algum dos seus atletas de função. Implante uma cultura de autorreflexão para que todas compartilhem suas experiências, positivas ou negativas e aprendam com seus erros.

Fazer a gestão de uma empresa de forma assertiva é um tremendo desafio. Mas se o empreendedor se inspirar nos atletas de elite, poderão se dar muito bem no mercado. 

A MetLife sempre pensa no seu bem-estar, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.