Onda de aposentadoria: como lidar com equipes que se aposentam juntas em médias empresas

Eles ajudaram sua empresa a crescer? Valorize-os e use-os como exemplos e mentores

Profissionais que começaram juntos e, por anos, dedicaram-se à sua empresa, de repente, resolvem se aposentar. E quando isso afeta grande parte de uma equipe importante? Como agir?

Nós da MetLife refletimos sobre a questão e preparamos um artigo com dicas para, sobretudo, exercer a gratidão, enquanto gestor, para com a turma que se dedicou por tanto tempo ao sucesso dos seus negócios. 

Fique atento ao RH para ver se a onda está para acontecer

De tempos em tempos, nas reuniões com o seu representante do RH, certifique-se como anda a jornada dos funcionários mais antigos, quanto falta para darem entrada no processo e se já existe algum pedido em andamento. Assim, você conseguirá ter um panorama geral desse movimento e pode até mesmo projetar uma antecipação de quando a onda de aposentadoria pode e se vai acontecer.

Converse individualmente com os profissionais

Dê o primeiro passo e agende reuniões com quem está para se aposentar. Não para cobrar mais tempo na função, não para acelerar o processo… só para agradecer. Dedicação por longos períodos é rara hoje em dia!

Crie um programa de mentoria como despedida

Uma boa forma de estender esse agradecimento e fazê-lo brotar por toda a empresa é organizar para esse profissional um "tour" de despedida por alguns setores. Se o profissional for desenvolto e acostumado a palestrar na empresa, até mesmo sessões de mentoria caem bem. 

A aposentadoria tem também um lado difícil: o de, de uma hora para outra, sentir-se sem função. Elevar o status do profissional, tornando-o centro de um processo de passagem de aprendizados pode ser uma boa estratégia.

Mantenha contato depois da saída

Reúna os profisisonais que se aposentaram juntos de tempos em tempos, mantenha o canal aberto para almoços, visitas à empresa, papos sem compromisso. É um maneira de, mais uma vez, agradecer à importância daquele time à sua empresa. E, quem sabe, até mesmo ganhar alguns consultores independentes no futuro.

A trajetória profissional é uma jornada que começa cheia de promessas e desafios e… pode continuar assim também depois de o término de um ciclo ou de vários. Saber reconhecer o empenho de equipes que estiveram ao seu lado é demonstrar maturidade como gestor!