Vantagens de fazer pausas no ambiente de trabalho

4 pontos em que fazer pequenas pausas durante o seu trabalho podem ajudar

Muitas empresas têm adotado a prática de deixar seus funcionários mais livres para tirarem pequenas pausas durante o dia de trabalho. Alguns estudos mostram que tirar pausas de 5 a 8 minutos a cada hora no trabalho para tomar um café, esticar as pernas ou mudar os ares pode ser muito efetivo. 

Hoje nós da MetLife Brasil trazemos para você algumas das vantagens que tirar micropausas pode trazer para o ambiente de trabalho e também pode ser aplicado no Home-officie!

1. Aumenta a produtividade

Muitas pessoas, principalmente gerentes e diretores, pensam que quanto mais se trabalha, mais se produz, que o funcionário ficar o dia inteiro sentado concentrado em sua tarefa é o que vai garantir que ele produza. E para algumas específicas situações isso pode ser verdade, mas em geral, fazer pequenas pausas pode limpar a sua mente, te dar novas ideias ou apenas te relaxar um pouco, e tudo isso faz com que a produtividade aumente.

2. Melhora o clima organizacional

Um ponto no qual as pausas podem ser muito relevantes é uma melhora no clima entre os colaboradores. Muitas vezes, por conta da pressão que cada um tem na sua função, o estresse acumulado acaba gerando conflitos que poderiam ser evitados liberando funcionários para fazer pequenas pausas durante o dia.

3. Diminui a rotatividade

Empresas em que a pressão é muito alta, que os funcionários estão sempre estressados, tendem a ter uma alta rotatividade de funcionários, pois as pessoas em geral não gostam de ficar em ambientes assim por muito tempo. Novamente, um ponto a mais pra pausa.

4. Evita doenças ocupacionais

Nos últimos 20 anos, doenças causadas por conta de sobrecarga no ambiente de trabalho, sejam elas mentais, como burnout ou ansiedade, ou físicas, como dores no corpo, têm crescido muito. Porém algumas dessas doenças podem ser evitadas fazendo pequenas pausas para aliviar.