Pequenas empresas e nova geração: como estes dois universos convivem?

Conheça um pouco mais sobre a nova geração de trabalhadores e como eles podem viver em harmonia com as pequenas empresas

Exigentes, engajados e autênticos. Esse é o perfil dos trabalhadores da Geração Y, também conhecidos como millennials. Eles representam um novo desafio para o mercado de trabalho, já que têm necessidades e preocupações bem diferentes de pessoas das gerações anteriores. Diante desse cenário, você pode estar se perguntando: como estabelecer uma boa convivência dos millennials dentro das pequenas empresas? Isso requer algumas estratégias que a MetLife vai te dar através desse artigo. 

Quem faz parte da geração Y?

Os trabalhadores que pertencem a geração y são aqueles que, hoje, têm entre 20 e 34 anos de idade. Essas pessoas têm um elevado senso de autoestima e prioridades bastante diferentes no que diz respeito ao sucesso profissional. 

Ao contrário dos trabalhadores das gerações passadas, ter estabilidade financeira não é o principal objetivo dos millennials. Suas prioridades são outras e estão cada vez mais evidentes no mercado. 

Entenda as necessidades das pessoas desta geração

Se você tem uma pequena empresa e preza por uma boa convivência com as pessoas da geração y, deve entender quais são suas necessidades profissionais. 

Eles são profissionais ansiosos e imediatistas ao extremo, além de  priorizar por um rápido crescimento profissional ao invés de um bom salário. 

Além disso, os millennials também optam por cargos ou funções nos quais tenham mais identificação. Se eles se sentirem desmotivados com a empresa, pedem demissão sem pensar duas vezes.  

Motivação é o segredo 

Se você quiser manter os millennials em seu quadro de funcionários, deve motivá-los diariamente. A desmotivação profissional é o principal motivo para muitos trabalhadores da geração y trocarem de emprego com tanta frequência. Lembre-se de que eles preferem estarem motivados com o cargo que ocupam do que ter um ótimo salário que traga insatisfação com a função. 

Além disso, demonstre que eles têm chances reais de serem promovidos em pouco tempo, pois os millennials estão em busca de um rápido crescimento hierárquico.  

Aproveite as vantagens dos millennials 

Altamente familiarizados com a tecnologia, redes sociais e novidades do mundo digital, os millennials apresentam diversas vantagens em relação às gerações mais antigas, que ainda apresentam uma certa resistência quanto a isso. 

Por isso, sua pequena empresa deve aproveitar, ao máximo, essa enorme vantagem e investir ainda mais nesses trabalhadores. Ao invés de oferecer um aumento de salário para um millennial, que tal motivá-lo ainda mais com uma promoção? 

Invista na retenção de talentos

Não adianta insistir: sua pequena empresa deve se adaptar para receber os talentos da geração y, que necessitam de previsões e planos concretos para se ter motivação e permanecer trabalhando nela. E nenhum negócio que se preze quer perder um talento valioso para o concorrente.  

Por isso, cabe à sua empresa investir em uma boa gestão para reter os talentos da geração y e que atenda os seus anseios e necessidades. Caso contrário, eles perdem o interesse e partem para outros desafios. 

O cenário atual é outro e foi-se a época em que só ter um bom salário era suficiente. Pense nisso e faça sua pequena empresa crescer com os millennials.