Como usar pesquisa de tendências para remodelar o negócio em sua pequena empresa?

Ouvir o cliente e identificar tendências pode salvar o seu negócio

Para quem possui um pequeno negócio é essencial estar atento às mudanças que aparecem constantemente no mercado. Tendências de marketing, abordagem e comportamento são muito importantes para manter sua empresa atualizada em um mundo onde as mudanças acontecem de maneira tão acelerada.

Sempre atentos a essas mudanças e nos colocando como aliados de nossos leitores, nós na MetLife nos preocupamos em sempre trazer conteúdos de qualidade com informações e dicas para que você tome sempre a melhor decisão para o seu negócio.

Muitas empresas costumam monitorar e analisar tendências por meio das chamadas pesquisas de tendência e usam os dados como base na hora de desenvolver novos produtos/serviços. Mas como essas pesquisas são feitas? É sobre isso que vamos falar neste post.

Como fazer pesquisa de tendências para a sua empresa

Existem diversos tipos de pesquisa que podem ser úteis para o seu empreendimento. É importante ter em mente o que deseja revelar com a pesquisa e para qual objetivo ela está sendo feita. 

Se seu objetivo é descobrir sobre as tendências de comportamento do seu público, o melhor é conduzir uma pesquisa qualitativa. Nela você pode abordar questões como a satisfação, sentimentos, desejos, anseios e demais elementos abstratos que seus clientes podem compartilhar com você. Esse tipo de pesquisa não exige tanta rigidez no processo e costumam trazer perguntas mais abertas. 

Agora, se seu objetivo é compilar informações mais concretas como número de vendas, público atingido por uma campanha, número de acesso no site ou cliques em anúncios, o ideal é uma pesquisa quantitativa. Esse tipo de pesquisa vai totalmente de encontro com o que é proposto na pesquisa de tendência, pois, ao ver a realidade na opinião das pessoas, os gestores terão uma dimensão do impacto que uma novidade está exercendo em seu público alvo. 

Para resultados mais eficientes, o ideal é aliar os dois tipos de pesquisa para saber sobre a satisfação de seus clientes e como isso está refletindo nos números. A partir daí, você pode promover mudanças de estratégia, inovar em seus serviços ou até oferecer algo mais a além do que já é oferecido normalmente. 

Realizar pesquisas e monitorar a concorrência pode te ajudar a estabelecer uma boa reputação da sua empresa no mercado. Além disso os clientes são sempre o melhor termômetro para saber se seu negócio vai bem e onde pode melhorar.