Como acolher e colaborar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho?

Nem sempre a convivência diária com pessoas tóxicas é fácil, mas pequenas atitudes podem amenizar a situação

A psicologia afirma que os relacionamentos são uma importante maneira para que possamos amadurecer. As relações positivas nos divertem e nos capacitam em oferecer sempre o melhor para os outros. Mas nem tudo são flores e no mundo corporativo existem as pessoas tóxicas que nos causam estresse e deixam o ambiente no trabalho nada agradável. Veja como você pode acolher e colaborar com essas pessoas na empresa, através das dicas da MetLife. 

Trate bem sem distinção

Para conviver diariamente com pessoas tóxicas no trabalho é necessário muita maturidade e jogo de cintura, pois pode ser um verdadeiro desafio. Mas não é porque a pessoa é tóxica que você vai tratá-la mal ou com hostilidades.  

Trate-a bem, mesmo que ela esteja sendo inconveniente. Às vezes, a pessoa tóxica se sente tão isolada de tudo e de todos, que ela só quer jogar conversa fora. Saiba discernir isso e acolha-a da melhor forma.

Ajude no que for necessário

As pessoas tóxicas, com o passar do tempo, podem ser isoladas pelos demais colegas de trabalho, por vários motivos. Mas isso pode prejudicar o andamento das atividades e a afetar a produtividade de uma equipe. 

Se você notar que pessoa tóxica precisa de algum tipo de ajuda no trabalho a respeito de alguma tarefa, não faça vista grossa e ajude-a. Ignorar a situação pode ser pior para todos e gerar retrabalhos desnecessários. Isso faz parte da maturidade profissional. 

Converse com a pessoa

Ser solícito com as pessoas, inclusive as tóxicas, nos trazem diversas vantagens no dia a dia. Se você notar que a pessoa tóxica está extrapolando e deixando o ambiente contaminado com fofocas, comentários maldosos ou mau-humor intempestivo, chame-a para um boa conversa em particular.  

Muitas vezes, essas pessoas são carentes de atenção e fazem de tudo para que os demais se voltem para elas. Jamais repreenda de forma agressiva uma pessoa tóxica, pois isso pode despertar a ira e piorar a já delicada situação. 

Estender a mão é melhor do que ignorar

Isso mostra o grau da sua maturidade para lidar com situações estressantes. Mesmo que acolher ou colaborar com uma pessoa tóxica seja não seja algo fácil, você deve sempre estender a sua mão para ajudar no que for necessário. Dessa forma, ela pode notar qual é a sua intenção e tentar mudar esse comportamento nada saudável. 

Ignorar ou isolar uma pessoa tóxica no ambiente de trabalho não é o mais recomendado a se fazer. Na verdade, ela pode estar passando por algum problema pessoal e quer descontar suas mágoas ou frustrações nos outros colegas. Tudo deve ser analisado antes de sair atirando pedras. 

Siga nossas dicas e aprenda a lidar, de maneira mais harmônica, com as pessoas tóxicas, que existem em praticamente todas as organizações.