Como fazer um bom pitch interno em sua empresa

Uma boa apresentação pode se converter em ganhos para todos dentro da empresa

Melhorar nosso trabalho e melhorar nossas entregas faz parte do nosso dia a dia. Mas, é fundamental saber como apresentar essas ideias para nossos gestores.

Nós da MetLife acreditamos que todos os numa empresa podem dar ideias para melhorar a forma com que trabalham ou mesmo para um novo produto, serviço, processo ou desenvolvimento. Se você também acredita nisso e está com uma boa ideia guardada, mas quer apresentá-la ao seu gestor, é importante que você saiba o que é um pitch.

O que é pitch?

O pitch é a apresentação de uma ideia relacionada a negócios, só que feita de forma muito rápida. Há pitchs que utilizam apenas uma frase para mostrar um produto ou um negócio e outros que podem utilizar uma apresentação de slides.

Por exemplo, a introdução do pitch do Airbnb é: “Reserve quartos com moradores locais em vez de hotéis”. Temos a explicação do que é o negócio em poucas palavras.

O pitch é utilizado para vender a ideia de um negócio ou produto aos investidores. Assim, ele precisa ser bom o suficiente para conquistar a confiança da plateia e, assim, conseguir um bom incentivo financeiro para colocar o projeto em funcionamento.

Porém, o pitch pode ser utilizado na sua empresa para apresentar uma ideia sua que você queira que seja aprovada.

Como elaborar um bom pitch?

Defina um objetivo

Saiba o que você quer com o pitch. A ideia é conseguir apoiadores, aprovação ou se tornar mais conhecido?

Sua apresentação deve ser guiada pelo seu objetivo. Dessa forma, você falará apenas o que é necessário para alcançar o seu objetivo e você não se perde enquanto estiver apresentando.

Estude o seu público

Pode ser que você apresente o pitch ao CEO, à equipe do financeiro ou ao seu gestor de projeto. Sendo assim, você precisa adaptar sua apresentação para cada público que o está assistindo.

É bom seguir as técnicas de como criar uma apresentação, mas é importante saber modificá-la, considerando o conhecimento de cada público. Encontre a melhor forma de fazer com sua ideia gere valor para essas pessoas.

Explique suas propostas

Sua ideia pode ser explicada de uma forma complexa ou simples. A questão é que para conseguir explicar de uma maneira simples, é preciso entender exatamente o que sua ideia propõe, quais problemas ela resolve e quais são os seus benefícios para a empresa.

Uma forma de prender a atenção de quem o está ouvindo e explicar o pitch de forma simples é utilizando storytelling. Ao contar uma história, mesmo que hipotética, você estará prendendo a atenção do público e assim, pode conseguirá apresentar sua ideia.

Apresente uma projeção financeira ou os benefícios

Ao apresentar sua ideia para a empresa você espera que ela seja aceita e colocada em prática. Porém, o dono da empresa em que você trabalha também espera ter um retorno financeiro, de preferência que seja o mais breve possível.

Por isso, é importante que seja apresentado a projeção financeira do pitch, desde o quanto precisará ser investido até quando a empresa começará a lucrar. Além disso, projete quanto de lucro ela vai ter daqui a alguns anos.

Quando apresentamos um pitch queremos a aprovação dele. Então, coloque as dicas em prática e dê o seu melhor para que consiga aprovar a sua ideia.