Como montar o planejamento de uma pequena empresa

Conheça dicas sobre como montar um planejamento eficiente para seu pequeno negócio prosperar no mercado

Diversos pequenos empreendedores acreditam que o planejamento estratégico é somente para grandes negócios e acabam não dando a devida atenção. 

A questão é que sem um bom planejamento, nenhuma empresa sobrevive, independente do tamanho ou segmento de mercado. Por isso, se você é dono de uma pequena empresa, veja as dicas que a MetLife preparou sobre como montar um planejamento estratégico para ela. Afinal, a concorrência está cada vez mais acirrada. 

Elimine as distrações do dia a dia

O planejamento estratégico para pequenas empresas requer muita atenção, mas, na maioria das vezes, ele é deixado de lado por causa das pressões constantes do negócio. Por isso, reserve uma parte de um ou dois dias na semana em um local tranquilo para trabalhar em cima do seu planejamento. Mas mantenha o foco e evite as distrações!

Envolva todos os membros da sua equipe 

Ter diferentes opiniões na hora de montar seu planejamento estratégico pode ser vantajoso, pois a fase de execução é fundamental. Por isso, você deve envolver todas as pessoas da sua equipe e, em especial, as que lidam diretamente com os clientes, nesse trabalho. Faça reuniões para compartilhar ideais e saiba aceitar as sugestões dos outros. 

Missão, visão e valores 

Esses três pilares é que vão definir a direção do seu planejamento estratégico. Você precisa responder às seguintes perguntas com total clareza: 1- Porque minha empresa existe?; 2- Pelo que meu negócio deseja ser reconhecido?; 3- Quais são as minhas principais crenças e princípios?  Depois que você tiver as respostas, o seu planejamento pode ir para o próximo passo. 

Saiba da sua situação atual

Para toda pequena empresa saber onde deseja chegar, primeiramente, é preciso entender qual é o seu ponto de partida. Uma boa sugestão é analisar quais são seus pontos fortes, fracos, oportunidades e possíveis ameaças. Isso ajuda bastante na escolha do melhor caminho que deve ser seguido. 

Defina metas e objetivos 

Esse é ponto crucial de todo planejamento estratégico. Você deve definir metas e objetivos que sejam possíveis de serem alcançados e que estejam dentro da realidade da sua empresa. Vale ressaltar que as metas devem ser de curto e longo prazo. 

Crie um plano para alcançar seus objetivos

Depois de definir suas metas e objetivos, chegou a hora de criar as estratégias que você vai utilizar para que tudo seja alcançado. Não se esqueça de identificar quais são os recursos necessários para que tais estratégias sejam implementadas, bem como os custos envolvidos em todo esse processo. 

Execute o plano de ação 

Todo planejamento estratégico bem elaborado deve incluir um plano de ação com tarefas, responsabilidades e cronogramas específicos. Todas as pessoas da sua equipe também serão responsáveis pelos resultados. Depois disso, é só acompanhar os indicadores de desempenho para mensurá-los.  

Um bom planejamento estratégico é fundamental para que sua pequena empresa decole. Siga nossas dicas e faça já o seu!