Por que a produtividade precisa ser dosada em sua empresa?

Entenda por que esse desejo pode ser prejudicial se não tiver um freio do empregador

A produtividade é algo que motiva para dar seguimento ao que nos propomos a fazer. Um elemento essencial para elevar a autoestima. No entanto, muitas empresas exigem produtividade de forma exagerada, atitude que acarreta a diversos problemas entre os funcionários, inclusive de relacionamento.

Aqui na MetLife nós desejamos o bem-estar de todos. Em vista disso, vamos mostrar para você por que e como é preciso equilibrar a produtividade no seu estabelecimento.

O que é produtividade?

Como falamos inicialmente, a produtividade é o desempenho do trabalho e das demais pessoas da equipe. É desenvolvido nas organizações com o intuito de avaliar e melhorar o desempenho. Embora seja essencial, muitos líderes exageram quando se trata desse conceito, trazendo problemas para dentro da equipe. 

Para evitar estresse e ansiedade

Quanto mais se produz, mais se quer, no entanto, a sensação positiva gera ansiedade. Se em um determinado momento você não cumpre a meta desejada, acaba passando pela frustração interna.

Para afastar o desânimo produtivo

Em consequência da cobrança, em grande parte internamente, o funcionário desiste de executar o seu trabalho com afinco. Assim, ele acaba apresentado um resultado básico ou a fuga total das funções. 

Para impedir problemas de relacionamento

Um sintoma bastante recorrente é o desgaste do relacionamento entre os colaboradores, principalmente quando se trata de cumprir metas em grupo. Afinal, uma pessoa depende da outra, como se todos estivessem amarrados em uma corda que, ao arrebentar de um lado, cai.

Portanto, os seus colaboradores precisam de tranquilidade para evitar brigas e confusões entre eles. E não esqueça, todos precisam de apoio, não apenas de cobrança.

Freie o perfeccionismo

Busque sempre o melhor de si e dos seus funcionários, mas cuidado para que a exatidão não se torne uma obsessão. Quando você coloca a perfeição como meta, a tendência é que uma hora ou outra a sua equipe não consiga atingir o objetivo e se frustre por isso.

Mas fique calmo! Não é porque um trabalho ou tarefa não saiu perfeitamente que ele seja descartado. Você não deve se desapegar da qualidade, e sim, buscar as chances de se superar sem prejudicar a realização de outras atividades. 

Pense nisso! 

Estudos apontam que a produtividade está relacionada à motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho, então não exija mais do que a carga dos funcionários permite. Faça-os se sentir parte integrante da empresa, independentemente do resultado, crie momentos de descontração. A consequência será positiva. Pode apostar!