Por que o hackaton está na moda?

Conheça essa prática e saiba se vale a pena você usar na sua empresa

No mundo de hoje, a tecnologia tomou conta do mundo corporativo. Desenvolver um programa, aplicativo ou um software ganhou ares mais rentáveis com a chegada do hackaton, palavra que significa criar soluções específicas para desafios. 

Aqui na MetLife nós acreditamos que com a chegada desse conceito os profissionais têm a possibilidade de usar a imaginação a todo vapor. Pensando nisso, vamos mostrar para você o que significa hackaton e como implementar na sua empresa. 

O que é hackaton?

O evento que reúne programadores, designers e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares vem da combinação entre os termos hack (no sentido de programar com expertise) e marathon (maratona). Cada vez mais popular nas empresas, o evento surgiu em 1999 nas primeiras startups com a ideia de fazer uma evolução natural de pensamentos e conhecimentos no meio tecnológico.

O ambiente de inovação pode durar de um dia a uma semana, e serve para integrar as equipes e desenvolver o processo de networking entre os participantes, aliás, pode ser aberto à comunidade. A ideia é justamente fomentar a criatividade aos indivíduos em espaços abertos para experimentar novos conceitos. Imagine que sua imaginação esteja fértil e você quer colaborar com sua técnicas e habilidades para outras pessoas que, de certa forma, não serão concorrentes, e sim, participantes que acrescentem conhecimento ao seu projeto. Legal, né?

Não somente por apresentar suas opiniões, mas o hackaton faz com que os colaboradores de uma empresa pensem mais rápido para a tomada de decisões, quando também para o aumento de uma boa comunicação entre as equipes. 

Por que e como usar o hackaton a seu favor?

Eventos a longo prazo podem ser benéficos

Quando ocorrem hackatons em finais de semana como evento único, as empresas precisam lidar com um fluxo de trabalho mais ágil, justamente pelo pouco tempo de duração. Hoje muitos empreendimentos realizam o evento em finais de semana, o que leva a uma metodologia estratégica mais dinâmica, trazendo resultados satisfatórios a longo prazo. 

Como sistema de inovação

Como usar a criatividade é um dos pontos fortes de quem realiza hackaton, a consequência disso é a busca por novos produtos. Empresas que usam esse instrumento como oportunidade de inovação conseguem elaborar produtos em grande escala e em pouco tempo. 

Fomenta a capacidade de liderança

Se a sua instituição sofre com funcionários deprimidos e com baixa capacidade de produtividade, os seus problemas podem acabar ao adotar o hackaton no processo lucrativo. Dividindo tarefas organicamente, os grupos exploram habilidades e desenvolvem a possibilidade de liderança. Assim, você dá ao seu funcionário a chance de  crescimento profissional e sair da estrutura corporativa tradicional.

Conclusão

Analise com especialistas que usam o hackaton como maneira adicional de trabalho para ver os prós e contras que caiba em seu empreendimento. O formato interessante pode trazer perspectivas para você e sua equipe, se bem organizado. Boa sorte!