Princípio de Pareto

Conheça 3 formas de aplicar o Princípio de Pareto em sua empresa e ajudar a otimizar a produtividade e investimentos

Vivemos e vemos muitas mudanças em diversas esferas da nossa sociedade. Dentro das empresas podemos ver também mudanças significativas na maneira de conduzir um negócio e na organização interna. 

Como sempre dizemos por aqui, o objetivo da MetLife é trazer informação e dicas para que você possa sempre elevar a qualidade do seu empreendimento e das pessoas a sua volta. 

Um método diferente que pode ser aplicado na organização da sua empresa é o Princípio de Pareto. 

O Princípio de Pareto, ou regra 80/20, afirma que, para diferentes situações, aproximadamente 80% dos efeitos são provenientes de 20% das causas. 

Na década de 1940, o consultor de negócios Joseph Moses Juran sugeriu o princípio e o nomeou em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que notou a conexão 80/20 em 1892, durante passagem pela Universidade de Lausanne, na Suíça. Basicamente, Pareto observou que, em sua plantação de vagens, 20% delas continham 80% das ervilhas. Porém, o Princípio só foi reconhecido formalmente com os estudos de Juran anos depois.

Se aplicarmos o Princípio no mundo dos negócios, podemos dizer que 80% de suas vendas vêm de 20% de seus clientes, por exemplo. Veja abaixo outras maneiras de explorar o Princípio de Pareto em sua empresa para potencializar seus negócios.

Portfólio de serviços

Aplicar a regra 80/20 em seu portfólio de serviços significa que deve focar na divulgação de 20% dos seus trabalhos e serviços mais importantes e significativos (e aqui vale um exercício de priorização) para ter um retorno de 80% de vendas e/ou contratações.

Contratações e gerenciamento de equipes

Um negócio de sucesso precisa ter uma equipe empenhada e motivada, sendo assim, o Princípio de Pareto também pode ser trabalhado pensando na produtividade de seus colaboradores e parceiros.

Identifique em seu time quem são os 20% responsáveis por 80% do retorno obtido e procure entender o que faz deles os mais produtivos e com melhores resultados. A partir disso, trabalhe com ações de endomarketing para incentivar os outros 80%

Para as contratações tente priorizar e identificar essas características nos candidatos para manter a margem de 80% de eficiência dos funcionários.

Investimentos

Seguindo a linha do Princípio de Pareto, 20% do que você fizer de investimentos para a sua empresa, deve te levar a 80% dos resultados. O Princípio também te ajuda a identificar os problemas da empresa, fazendo com que o investidor ou administrador ajuste ou melhores os pontos necessários.

É importante frisar que o Princípio de Pareto não é uma regra universal. Apesar de muito eficiente, não deposite toda a sua confiança nessa fórmula e faça avaliações periódicas em sua comunicação, sua equipe e seus investimentos.