Como os profissionais do Carnaval podem pensar como startups?

Inovação, planejamento e improviso devem sempre estar presentes tanto no Carnaval quanto em uma startup. Entenda

Em uma startup, o conceito de inovação e improviso sempre estão presentes. Com sua ideia debaixo do braço e muita disposição, tudo precisa sair conforme o planejado, mesmo se algum imprevisto surgir no meio do caminho. 

Com os profissionais do Carnaval é mesma coisa. A MetLife preparou esse post que vai te mostrar como os eles podem pensar e agir como uma startup e acreditar na ideia e de inovar sempre, mesmo se algo sair do controle.

Improviso e inovação: esse é o segredo

Em um desfile de Carnaval, o inesperado costuma entrar na avenida!  Por isso, os profissionais dessa área precisam agir como as startups, que apostam na inovação e no rápido improviso, mesmo se tudo estiver previamente planejado. Lembre-se: imprevistos podem acontecer a qualquer hora.  

É claro que tudo começa com um bom planejamento, mas é preciso sempre ter uma “carta debaixo da manga”, caso aconteça algo inesperado. A inovação é o que rege uma startup, por isso, mesmo na hora do improviso, um toque de inovação pode fazer toda a diferença. 

Algo deu errado? Refaça rápido

No mundo carnavalesco, assim como nas startups, as tomadas de decisões não podem ser demoradas, mas precisam ser bem pensadas. Tomemos como exemplo um desfile de Carnaval com as famosas alegorias humanas. Se algo der errado na hora, é preciso tomar uma rápida decisão para que a sequência do desfile se mantenha. 

Tudo está sendo observado pelo júri e a menor falha pode penalizar a escola de samba. Por isso, os profissionais do Carnaval, além de terem ideias inovadoras, precisam tomar decisões rápidas e assertivas. O mais importante: nada pode atrapalhar o andamento do desfile.

Inovação: acredite na sua ideia

Os donos de startups apostam na inovação e acreditam fielmente no propósito das suas ideias. Da mesma forma, os profissionais do Carnaval precisam acreditar que as suas ideias para o desfile podem fazer toda a diferença, desde que seja algo diferenciado e jamais visto. Acredite no potencial da sua ideia e a coloque em prática. 

Por isso, se você é um profissional do Carnaval e tem uma inovadora ideia em mente, acredite nela e a coloque em prática, da melhor forma possível. Planeje-se para que nada saia errado e prepare-se para os imprevistos. Se você pensar como uma startup, pode ter um grande destaque profissional. 

Ter uma ideia inovadora, acreditar nela e saber improvisar da melhor maneira, sem atrapalhar o resultado final: esse é o segredo de uma startup e dos profissionais do Carnaval de sucesso.