Dicas para criar um programa de bem-estar financeiro na sua empresa

Funcionários com as finançasem dia ficam mais enajados e produtivos

O mundo está em transformação e os programas de bem-estar financeiro das empresas precisam atender às necessidades exclusivas de uma força de trabalho moderna e diversificada. Como o estresse financeiro se torna um problema que pode afetar a produtividade, os empreendedores estão cada vez mais criando programas para ajudar os funcionários com suas finanças. 
 
Dentro de uma empresa há pessoas com perfis e estilos de vida diferentes, por isso os empregadores devem buscar orientação e aconselhamento para personalizar seus programas de bem-estar financeiro de modo a atender toda a equipe. 

Nós, da MetLife, acreditamos que a tranquilidade financeira das pessoas influencia diretamente na produtividade que elas apresentam no trabalho, por isso reunimos quatro princípios básicos que você deve adotar para ajudar a sua equipe nessa missão de organizar o orçamento: 
 
1. Conscientização financeira: encontre a melhor maneira de se comunicar com os funcionários 

Saber onde seus funcionários moram, quantas pessoas vivem na casa dele e até quais são seus sonhos e projetos é importante para descobrir os melhores métodos de comunicação. 

As ferramentas de aprendizado on-line podem ser mais adequadas para funcionários mais jovens ou que trabalham em regime de home-office, enquanto outros podem preferir aconselhamento individual ou até mesmo aulas presenciais, especialmente para tópicos mais complicados. 
 
2. Saúde financeira: forneça ferramentas úteis para ajudar os funcionários a administrar as finanças 

Cuidar da saúde financeira exige foco e consistência. Por essa razão, fornecer ferramentas de planejamento orçamentário ou financeiro, como uma calculadora que permite aos funcionários descobrir quanto precisarão economizar para a aposentadoria, pode ajudar seus funcionários a administrarem melhor as finanças no dia-a-dia. 
 
3. Segurança Financeira: ofereça produtos financeiros que os funcionários desejam e precisam

Um programa bem-sucedido de bem-estar financeiro deve ser capaz de ajudar os funcionários a alcançar seus objetivos, atendendo às necessidades de curto e longo prazos. Ofertas de benefícios como serviços de monitoramento de crédito, seguro contra acidentes ou seguro contra doenças graves podem ajudar os funcionários a garantir um futuro tranquilo e protegê-los em caso de situações imprevistas.  
 
4. Inclusão Financeira: tornar o programa acessível a todos os funcionários

Todo mundo gosta de se sentir no controle do seu futuro e das suas finanças. Por isso, um programa bem-sucedido de bem-estar financeiro deve possibilitar que todos os funcionários, de iniciantes a executivos de alto escalão, acessem benefícios oferecidos pelo empregador. Fazer com que todos os funcionários se sintam valorizados e apoiados contribui para o aumento da produtividade.