Como montar programas de aposentadoria

Palestras, orientação profissional e até consultoria financeira, fazem parte do programa de aposentadoria de grandes organizações

Milhares de pessoas começam a trabalhar em uma grande empresa, trilham uma carreira de sucesso e acabam se aposentando nela. Anos de trabalho e esforço dedicados a uma organização, merecem uma recompensa.  

Mas se você tem uma grande empresa, pode estar se perguntando: como montar um bom programa de aposentadoria para os funcionários? Conheça as dicas da MetLife a respeito desse assunto e faça sua empresa se tornar referência no mercado.  

Palestras educativas

Suponha que um funcionário comece a trabalhar em uma grande empresa aos 20 anos como trainee e permaneça trabalhando lá pelos próximos 35 anos, se aposentando com diretor de RH, aos 55 anos de idade.  

Quando estiver faltando cerca de 1 ano para se aposentar, palestras educativas sobre a nova realidade que está próxima devem ser ministradas para ele. Afinal, vai acontecer uma mudança na rotina de vida desse funcionário e uma grande empresa deve tentar amenizar esse significativo impacto. 

Orientação profissional

Quando um funcionário está prestes a se aposentar, ele deve ter a consciência de que coisas como ir e voltar para o trabalho todos os dias, a convivência com os demais colegas, os desafios diários da profissão, o ambiente físico, dentre outras, não estarão mais presente na vida dele. 

Esse momento pode ser crítico para diversos  funcionários. Por isso, uma grande empresa deve disponibilizar uma orientação profissional para funcionários que precisarem de conselhos sobre como lidar com toda essa ausência, depois da aposentadoria. 

Consultoria financeira

Outro ponto que merece destaque, dentro de um programa de aposentadoria é a parte financeira. Muitas vezes, o colaborador que acaba de se aposentar pode sentir o impacto negativo no orçamento, pois o valor da aposentadoria do INSS, na maioria das vezes, é menor do que o salário recebido quando estava na ativa.  

Por isso, grandes empresas disponibilizam uma consultoria financeira para os funcionários que estão prestes a se aposentar. Eles recebem valiosas orientações sobre como lidar com suas finanças depois da aposentadoria, da melhor forma possível, além de dicas de investimentos rentáveis. 

Foco no bem-estar e qualidade de vida

Quando um colaborador se aposenta, ele pode ter mais qualidade de vida e bem-estar. O fato de estar mais próximo da família, ter mais tempo livre para praticar exercícios, viajar com mais frequência, passear, fazer trabalhos voluntários, dentre outros, pode fazer toda a diferença. 

Por isso, uma grande empresa se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários que estejam prestes a se aposentar. Muitas organizações oferecem programas voltados para esse importante assunto. Vários anos dedicados ao trabalho merecem ser recompensados com um bom programa de aposentadoria, certo? 

Esse são os principais pilares de programas de aposentadoria nas grandes empresas.