Janeiro Branco nas empresas

Dicas de como promover saúde mental na empresa

O janeiro branco apesar de pouco difundida, é uma campanha nova dedicada à conscientização dos cuidados com a nossa saúde mental, quebrando tabus e mostrando a importância de estar em dia com a nossa mente. Criada em 2014, em Minas Gerais, a campanha conta com a participação de diversos profissionais que colaboram participando e compartilhando palestras, debates e vídeos informativos sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida!

Devido à relevância da questão, esse é um movimento que pode e deve ser levado para o ambiente corporativo, com a implementação de ações voltadas para o bem-estar psicológico dos colaboradores.

Qual a importância do Janeiro Branco

A conscientização é imprescindível uma vez que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito. Muitos não buscam ajuda de um profissional pois acreditam erroneamente que isso poderia ser um sinal de fraqueza ou até mesmo por vergonha. Conhecimento sobre o assunto, sobre o que é e para que serve a psicologia ajuda a diminuir o preconceito. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças

 

Janeiro Branco nas empresas

As organizações em geral podem e devem contribuir com o movimento, levando informações sobre a causa e tratamento aos seus colaboradores, bem como promover ações internas que contribuam com a saúde mental das pessoas e no ambiente corporativo, diminuindo chances de depressão, ansiedade e burnout.

A campanha serve como alertar sobre as consequências que problemas como ansiedade, estresse e depressão têm na rotina dos colaboradores e, consequentemente, na produtividade e resultados das organizações.

A preocupação com a saúde mental e bem-estar dos colaboradores não deve ser apenas em janeiro, deve-se estender o pôr todo o ano.

Por que promover saúde mental nas empresas?

Para que uma empresa alcance bons resultados, é imprescindível contar com colaboradores engajados e saudáveis. Uma pesquisa feita pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, apontou os seguintes dados:

·         transtornos mentais e de comportamento são a terceira maior causa de afastamentos nas empresas;

·         entre 2012 e 2017, cerca de 9% dos casos de aposentadoria por invalidez ou acesso ao auxílio-doença foram decorrentes desses quadros, segundo a pesquisa;

·         em 2017, 43 mil auxílios-doença são decorrentes de depressão

Dessa forma, é evidente que não dar para fechar os olhos diante de uma questão tão delicada como essa. As empresas devem buscar estratégias para promover a saúde de suas equipes por meio de programas focados nas condições reais de seus colaboradores. 

Hoje a tecnologia proporciona formas inteligentes de coleta de informações e análise estratégica dos dados relativos aos fatores emocionais dos colaboradores, assim as empresas podem organizar programas específicos e atuar com eficiência em prol da saúde e bem-estar dos seus colaboradores.

10 ações de endomarketing para promover o Janeiro Branco nas empresas.

A campanha do Janeiro branco pode ser um estímulo para as empresas adotarem ações voltadas para a saúde mental e bem-estar. Nós da MetLife Brasil, separamos algumas dicas de endomarketing que vão ajudar você nessa jornada em prol da saúde mental dos colaboradores.

·         realizar palestras e distribuir materiais informativos focados na importância de cuidar da saúde mental;

·         oferecer um ambiente profissional seguro e confortável, priorizando móveis ergonômicos, temperatura e luminosidade agradáveis, entre outros pontos;

·         conceder benefícios, como o plano de saúde, para que os colaboradores se sintam valorizados e motivados sabendo da preocupação da organização com sua saúde e bem-estar;

·         incluir outros benefícios, como cursos de capacitação, distribuição de ingressos de shows e cinemas, realização de convênios com academias e escolas e até mesmo incentivos financeiros;

·         implementar programas de saúde mental com objetivos direcionados, ou seja, segundo as necessidades emocionais do seu time;

·         instituir pausas durante a jornada a fim de evitar a sobrecarga de trabalho;

·         incentivar e orientar quanto a hábitos saudáveis — como a prática de atividade física regular — e quanto a técnicas de relaxamento, como a meditação.

·         Parcerias com psicólogos, apoio psicológico faz a diferença na nossa saúde mental. Divulgar contatos de bons profissionais da área ou proporcionar benefícios e parcerias com descontos.

·         Tv corporativa, separe algumas ideias para este canal, utilizá-la para promover a campanha e contribuir com as ações de endomarketing.

·         Apoio ao Janeiro Branco. Durante o mês de Janeiro você pode propor atividades semanais, no formato de desafios, que proporcionem um impacto positivo na saúde mental dos colaboradores. Decore a empresa, promova um dia do mês de janeiro para ser o Dia Branco na sua empresa e realizar diversas atividades. Para contribuir com a divulgação e o apoio ao Janeiro Branco na sua empresa, preparamos um Kit de Materiais de Endomarketing gratuito.