Quais as vantagens de encolher a empresa

Entenda por que diminuir a empresa é o melhor negócio.

Em um mercado de trabalho em crise, muitas empresas reajustam sua estrutura para seguir adiante. A alternativa mais adequada, embora difícil de idealizar, é sair do status de empresa de grande para pequeno porte.

Aqui na MetLife nós acreditamos que para uma empresa fazer sucesso é preciso lidar com as transformações do mercado, embora algumas concepções devam ser quebradas. Por isso, nós listamos algumas dicas para você estreitar sua empresa sem medo. 

Aproxima a equipe

A primeira atitude é transformar o local de trabalho. Se a estrutura é arrojada, é provável que haja distanciamento dos colaboradores. Isso acontece porque são vários funcionários espalhados em salas e andares diferentes, ainda mais quando o estilo do prédio é horizontal, onde há pouco contato entre as equipes.

Por isso, quando a empresa resolve ir para um local menor, os funcionários se tornam mais unidos em razão do pequeno espaço, em consequência, gera a interatividade.

Redução de custos

O sucesso de uma empresa começa pelo controle consciente que combine a redução de custos com bons investimentos. Por isso, a empresa começa a cortar custos quando a empresa inicia nova jornada em uma menor composição. Por exemplo, o uso indevido da energia elétrica. Quanto maior o ambiente, mais luz se gasta, o que também reflete na diminuição de aparelhos de ar condicionado ligados.

Não menos importante, os copos de água e o famoso cafezinho também são vilões do orçamento. Você é daqueles que toma café o dia inteiro e usa um copinho diferente a cada bebida? Então saiba que a quantidade, dependendo do número de funcionários, pode custar para os cofrinhos da empresa. Uma boa dica é o uso da máquina de café e oferecer canecas especializadas aos funcionários, como é o hábito da maioria das agências brasileiras.

Foco nos clientes fiéis e na busca de novos

Sabe aquele ditado: quando se tem muito, não se tem nada. Essa teoria serve para locais onde querem conquistar vários clientes, mas não tem potencial para cuidar de todos. Por incrível que pareça, em muitos casos, empresas menores conseguem fidelizar sua pouca clientela. Entre os motivos está o foco em fidelizá-lo, o que faz a instituição assumir um compromisso maior com ele e fazer a equipe trabalhar com produtividade.

Diminui custos de quinquilharias

A palavra é feia, mas justamente essa também é uma razão para redução de custos. Como dentro de casa é comum guardar objetos sem utilidade, o reflexo é semelhante ao do local de trabalho. Quando a empresa encolhe, também reduz utensílios não reutilizáveis que acabam ocupando espaço. 

Nessa mesma linha, além do armazenamento desnecessário, se tem o hábito de comprar produtos que em breve ficarão na mesma dispensa. Em razão disso, fica a dica de quanto menor a empresa, menor os problemas.

Viu como uma microempresa suas vantagens? Analise com sobriedade todos os pontos e caso você se identifique com as nossas dicas, não tema em diminuir sua empresa.