Bem-estar e qualidade de vida: Elementos cruciais para alta produtividade

Investir nos funcionários, dentro e fora da empresa, é uma das formas mais eficazes de potencializar a produtividade e alto desempenho

O foco no bem-estar e na qualidade de vida é um quesito essencial para manter as equipes motivadas, atrair e reter talentos, mas, acima de tudo, contar com pessoas felizes e dispostas para o dia a dia de trabalho.

Com isso, elencamos alguns pontos importantes que impactam positivamente a produtividade da sua equipe. Confira:

Qualidade de vida: Índice máximo de produtividade

Quando algo não vai bem na nossa vida pessoal, nosso rendimento no trabalho é também é afetado. Quanto mais grave o problema, mais difícil é manter o foco e a concentração.

Por isso a preocupação com a qualidade de vida do funcionário precisa extrapolar os momentos de trabalho e chegar a formas de garantir que os cuidados necessários que ele preza e necessita estão apoiando-o.

Toda essa atenção é sempre revertida em um melhor aproveitamento do tempo de trabalho. Isso, além de engajar os membros do time, por perceberem que não são apenas números, também motiva uma proximidade com a cultura da empresa.

Como compreender se as ferramentas utilizadas estão funcionando

Existem diversas formas de aferir as ações de promoção de bem-estar e qualidade de vida estão surtindo efeito. No entanto, índices como rotatividade, atrasos, faltas por problemas médicos e reclamações trabalhistas, estão no topo quando existem problemas na empresa.

Por isso, ao perceber o crescimento de alguns desses índices, é importante buscar a fonte do problema, conversar com os funcionários e então tomar atitudes focadas na melhoria.

Soluções simples: O destaque está nos detalhes

Quase sempre a qualidade de vida e o bem-estar no trabalho estão diretamente ligados a forma como cada funcionário é visto dentro da empresa. Por isso criar uma cultura inclusiva e aberta, que coloque em evidência a possibilidade de todos serem ouvidos, se mostra como algo essencial para o desenvolvimento de um ambiente sadio.

Detalhes como comemoração de aniversários, buscar integração entre times e equipes de áreas diferentes, encontrar formas de promover atividades físicas e palestras, estimular os estudos e a mobilidade dentro da empresa, acabam gerando um relacionamento mais humano e estimula a produtividade e motivação de todas as equipes.