Como deixar portas abertas para recontratação de talentos valiosos em sua empresa

Conheça dicas sobre como fazer sua empresa ser a primeira opção para bons talentos do mercado

Muitos bons profissionais por não se sentirem valorizados na empresa em que trabalham ou por outros motivos pessoais, acabam pedindo demissão do emprego atual para buscar novos desafios na carreira. Mas como o empresário pode deixar as portas abertas para a recontratação de talentos valiosos do mercado?

A MetLife vai te ajudar com isso e preparou dicas bacanas que podem fazer sua empresa ser a primeira opção para eles.

Mostre que eles podem crescer profissionalmente em sua empresa

Se em determinado momento, um excelente funcionário da sua equipe pedir demissão da sua empresa, seja porque encontrou uma proposta de trabalho mais atrativa ou por outros motivos, não se desespere, pois nem tudo está perdido.

Deixe bem claro para ele que, se o mesmo quiser voltar a fazer parte do seu negócio, ele será bem-vindo e terá oportunidades reais de ser promovido, dentre outras vantagens. Se porventura ele não se adaptar em seu novo emprego, certamente, vai voltar a procurar sua empresa.

Mantenha contato com o talento

Mesmo que sua empresa não tenha a cultura de manter contato com ex funcionários, por mais que eles sejam ótimos profissionais, é melhor rever seus conceitos. Principalmente se um valioso talento já fez parte do seu time e pediu demissão, mesmo contra a sua vontade.

Uma boa dica é sempre manter o contato com ele para saber como estão seus rumos profissionais e sua vida pessoal. Aproveite para reforçar que as portas da sua empresa estarão sempre abertas, caso ele queira voltar a fazer parte da sua equipe. Mantenha contato constante, pois isso faz toda a diferença para o profissional.

Converse a respeito de uma possível recontratação

Não podemos obrigar ninguém a trabalhar em nossa empresa, por mais que desejamos bons profissionais fazendo parte da equipe. Mas perder um talento valioso que vai trazer ótimos resultados para a concorrência pode ser um desafio pessoal para você.

Dessa forma, mesmo que o colaborador já esteja decidido a trabalhar em outro empreendimento, uma boa conversa a respeito de uma possível recontratação, caso algo dê errado em seu novo emprego, pode dar bons resultados. Deixe claro que as portas estão literalmente abertas para profissionais competentes como ele.

Ofereça benefícios ou prêmios exclusivos

Perder um talento que sempre alcançava as metas do mês, era pontual, competente e disciplinado, pode ser um grande problema para o empresário. Mas existe uma luz no final do túnel para que ele escolha a sua empresa quando estiver no mercado de trabalho novamente.

Que tal oferecer benefícios e prêmios exclusivos para que ele avalie a possibilidade de trabalhar em sua empresa outra vez? Além do salário, que deve ser atrativo, muitos negócios se esquecem de que os benefícios também são extremamente importantes para os colaboradores. Isso faz uma enorme diferença para o talento decidir entre uma empresa e outra.

Se você seguir nossas dicas, certamente, vai ter muitos valiosos talentos batendo à sua porta querendo uma nova oportunidade de trabalho