Recrutamento on-line: ferramentas digitais tornam processo mais assertivo e econômico

Rapidez e objetividade das plataformas digitais facilita a captação de talentos

Com a 4ª Revolução Industrial em pleno curso e a inteligência artificial dominando a cadeia produtiva de diversos setores, o processo seletivo também passa por uma transformação profunda e, muito provavelmente, irreversível.  
 
Usado por muito tempo como apoio ao método convencional, o recrutamento online hoje é uma ferramenta estratégica, fundamental para economizar tempo e dinheiro dos departamentos de Recursos Humanos (RH). O resultado é que mais candidatos têm acesso às oportunidades e as empresas, a opção de escolher os melhores profissionais do mercado.  
 
A MetLife acredita que ideias inovadoras e modernização podem fazer diferença nos negócios da empresa. Por isto, reunimos informações sobre o processo de recrutamento online e a importância da novidade para a captação de talentos. 
 
Tecnologia e eficiência 

As plataformas digitais funcionam realizando uma combinação tecnológica de dados que permite identificar rapidamente no banco de dados candidatos adequados para o perfil de cada vaga. Os algoritmos são fundamentais para a análise, mas profissionais especializados também atuam para promover a conexão entre empresas e candidatos.  
 
Processo rápido e democrático 

A tecnologia é utilizada para divulgar o máximo possível as oportunidades para os profissionais nos sites e redes sociais, um alcance inimaginável nos antigos processos de seleção. Na etapa seguinte, o recrutador já recebe as informações filtradas, com a inscrição apenas de candidatos que estejam dentro dos pré-requisitos da vaga.  
 
A padronização define as etapas, os retornos e feedbacks, sem a dependência de uma equipe grande para cuidar do processo. Há casos em que o recrutamento online inclui testes virtuais para avaliar o conhecimento específico do aspirante à função. 
   
Informações atualizadas  

Para ser selecionado pelos recrutadores no meio digital, no entanto, é preciso fornecer o maior número possível de informações sobre o perfil: interesses, experiência profissional, disponibilidade de morar em outra cidade, entre outros.  
 
Por outro lado, as plataformas digitais também devem atrair e manter os candidatos interessados nas vagas. Quem busca recolocação no mercado de trabalho deve manter seus dados atualizados e informar sempre um canal digital de acesso, seja WhatsApp, e-mail ou SMS. 
 
Antes e depois 

Para se ter uma ideia de como o processo seletivo mudou, na triagem, por exemplo, era comum o RH receber mais de uma vez o mesmo currículo de candidato. Hoje, este tipo de equívoco não acontece mais porque os meios virtuais evitam a repetição de informação, através da administração da plataforma.  
 
Outra vantagem é que as ferramentas de recrutamento virtuais pedem o preenchimento de várias informações no cadastro, desta forma, os currículos vêm padronizados e os gestores de RH podem fazer a triagem com facilidade, sem problemas com informações faltantes ou totalmente inadequadas para o progresso, como acontecia anteriormente.  
 
Currículo sustentável 

Rápido e eficaz, o recrutamento online também é sustentável. Com o currículo digital, o candidato evita gastos com impressão, envelopes e deslocamento e, claro, evita o desperdício de papel. As informações são enviadas pela internet e chega a diferentes empresas do planeta em tempo real, bom para o planeta e para o meio ambiente.