Recrutamento on-line: uma ferramenta em benefício do RH

Tecnologia, eficiência, agilidade e acessibilidade são alguns dos benefícios desse novo modo de captação de talentos.

É cada vez mais comum o uso de tecnologias para garantir resultados melhores na hora de escolher um candidato. Um ótimo exemplo é o recrutamento on-line, que dispensa o contato físico com os candidatos à vaga. E em tempos como estamos vivendo, de distanciamento social, tem sido uma ferramenta fundamental.

O que é recrutamento on-line?

O recrutamento on-line refere-se ao fornecimento de candidatos e vagas usando a internet. Isso pode ser feito de várias maneiras, através das mídias sociais, quadros de empregos on-line, e até vídeo chamadas.

Uma vantagem do recrutamento on-line, é que ele abre muitas portas para candidatos que nem sempre moram na mesma cidade ou no mesmo estado onde a empresa se localiza, e muitas vezes o candidato tem que se locomover até a empresa, assim fazendo com que ele arque com as despesas.

Tecnologia e eficiência

As plataformas digitais realizam uma combinação de informações que permite identificar rapidamente no banco de dados, candidatos adequados para o perfil de cada vaga. Fora os vários benefícios para o departamento de Recursos Humanos, como: facilidade de cadastramento e acesso, atualização no banco de dados, eliminação de currículos duplicados, redução de custos e otimização de tempo. 

Como se candidatar a empregos on-line

 A Metlife separou algumas dicas para você acertar em cheio na hora de se candidatar.

  • Currículo: É crucial que seu currículo seja direto e esteja sempre atualizado.
  • Histórico de emprego: Verifique todo o seu histórico de empregos. Os empregadores geralmente desejam conhecer pelo menos 10 anos de histórico de emprego, portanto, verifique se você está pronto para apresentar esse conteúdo, mesmo que não esteja no seu currículo.
  • Perfil profissional digital: A criação de uma conta nos principais sites de procura de emprego como o LinkedIn, é uma ótima maneira de ser avaliado e ainda fazer network.
  • Procure empregos on-line: Com seu perfil profissional criado e atualizado, é hora de começar a procurar, e o uso de palavras-chave como “área de atuação”, “cargo”, “descrição do trabalho”, ajudará a aumentar a eficiência de sua pesquisa.
  • Testes de emprego: Avaliações de emprego on-line são comuns hoje em dia. Esses testes avaliam suas habilidades pessoais, intelectuais, e informam os recrutadores ou empregadores se você seria uma boa opção para o cargo e a empresa.
  • Acompanhamento: Depois de se candidatar a um emprego ou ter uma entrevista, é essencial acompanhar o empregador e agradecer pelo tempo. Isso permite que o entrevistador saiba que você é grato.

Conheça também algumas das vagas que a MetLife dispõe, sem que você saia de casa, por que para nós #SuaVidaEmPrimeiroLugar