Redes sociais na empresa: liberar ou restringir?
Apesar de ser um assunto polêmico, muitas empresas são radicais e outras nem tanto, no uso das redes sociais
O questionamento do título desse artigo mostra um dilema vivenciado por milhares de empresas no dia a dia. Qual a opção mais sensata: proibir o acesso dos colaboradores às redes sociais que tiram o foco do trabalho ou permitir o acesso com o objetivo de oferecer mais bem-estar para os mesmos?
Apesar de existirem diferentes opiniões, veja o que a MetLife abordou sobre o tema e analise o que é mais interessante para sua empresa e seus funcionários.
A proibição tem suas vantagens
Não restam dúvidas de que o acesso constante às redes sociais por parte dos colaboradores durante o expediente de trabalho, tira bastante o foco na realização das tarefas. Além disso, perde-se um precioso tempo por causa do acesso às redes sociais. Minutos se transformam em horas e horas em dias perdidos, por causa do Facebook ou Instagram.
Sem mencionar a baixa na produtividade dos funcionários no dia a dia provocado pelo acesso às redes sociais, além do considerável atraso na entrega das atividades. Tudo isso pode impactar negativamente os resultados no final do mês, o que não é bem-vindo. Por isso, muitas empresas proíbem veementemente o acesso às redes sociais durante o horário de trabalho.
Permitir o acesso também tem suas vantagens
Na contramão de tudo isso, existem empresas que permitem o acesso às redes sociais por parte dos seus colaboradores. O principal motivo é o bem-estar de todos durante o expediente, o que até faz bastante sentido, do ponto de vista motivacional. Afinal, quando o funcionário não se sente vigiado, ele tende a ficar mais motivado e dar o melhor de si.
Muitos empresários acreditam que liberar o acesso às redes sociais é melhor do que proibir, pois isso pode contribuir para bem-estar dos mesmos, o que leva a uma maior produtividade no dia a dia. Estar em um ambiente sem ninguém monitorando a tela do computador o tempo inteiro traz, inevitavelmente, um maior rendimento no trabalho.
Bom senso e equilíbrio no acesso às redes sociais
Na verdade, nenhuma empresa deve ser tão radical em suas regras, pois tudo tem suas vantagens e desvantagens. O que prevalece, mais uma vez, é o bom senso dos colaboradores, pois suas atitudes é que vão determinar as regras que serão impostas. Por isso, o equilíbrio, até no que pode causar satisfação, deve existir.
Se o bom senso dos funcionários prevalecer e os resultados da empresa não forem afetados de forma negativa, seguramente, a empresa não vai proibir o acesso às famosas redes sociais. Tudo que é considerado extremo não é saudável nem para a empresa e muito menos para os colaboradores.
Dessa forma, não seja radical com seus funcionários e demonstre que o bem senso ao acesso às redes sociais pode ser benéfico para todos.
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