Regras básicas de segurança de informação na pequena empresa

Conheça algumas dicas para que sua empresa possa trabalhar com segurança e sem correr riscos desnecessários

O acesso às informações alheias estão cada vez mais sofisticados e constantes. Em contrapartida, o sistema de proteção de informações de muitas pequenas empresas não está totalmente protegido contra invasões de hackers. 

Mas algumas regras de segurança devem fazer parte do dia a dia de todo empreendedor. Pensando na proteção do seu pequeno negócio, a MetLife elaborou esse artigo que traz 4 dicas para que todas as informações importantes fiquem bem protegidas e não caiam em mãos erradas. 

Controle o sistema de e-mails da empresa

A maioria dos problemas de segurança de informações começa com o uso indevido de e-mails. Fraudes eletrônicas como o phishing e os famosos spams fazem parte do contexto diário de quem trabalha com dados importantes, seja de clientes ou da própria empresa.  

Para evitar esse incômodo, uma boa dica é sua empresa adotar um bom filtro de spams e adotar uma estratégia rígida no controle de acesso a e-mails. Isso é fundamental, pois evita que informações importantes sejam roubadas. 

Use e abuse do antivírus 

Novas ameaças aparecem a todo instante e podem vir de todos os lugares possíveis. E-mails, sites acessados e mídias removíveis são um ótimo exemplo e merecem atenção especial. Dessa forma, manter um bom antivírus sempre atualizado é fundamental para garantir mais segurança para as informações. 

Além de certificar-se de que o sistema operacional utilizado em sua pequena empresa conta com um antivírus, não se esqueça de instalar essa proteção em todos os computadores que fazem parte do seu negócio, mesmo que alguns sejam pouco usados. Prevenir nunca é demais! 

Restrinja o uso das mídias removíveis

Pendrives, CD´s, DVD´s podem conter algum software não autorizado e colocar toda a segurança das informações da sua empresa em risco. Sem mencionar que nessas mídias existem informações importantes e que elas podem ser compartilhadas com terceiros, o que não é recomendado. 

Mesmo que seja praticamente impossível eliminar totalmente tais dispositivos dos colaboradores, você pode restringir o uso deles somente à pessoas de extrema confiança. Mesmo assim, não se esqueça de verificar constantemente a presença de malwares com um bom antivírus. 

Crie senha fortes 

Atualmente, os hackers utilizam sistemas cada vez mais modernos para descobrir senhas de acesso de usuários da internet e sua pequena empresa pode ser a próxima vítima, se você não adotar senha fortes. Investir em softwares ou serviços de gerenciamento de senhas também é uma boa alternativa. 

Esqueça senhas que parecem muito óbvias como data de aniversário, pois essas são velhas conhecidas pelas pessoas com más intenções. 

Algumas ferramentas como o Password Checker informa quanto tempo sua senha demoraria para sua senha ser decifrada por um sistema malicioso. Use e abuse dela. 

Todo tipo de proteção é sempre bem vindo quando se trata de informações importantes. Por isso, siga nossas dicas e não tenha dores de cabeça.