Responsabilidade empresarial: como a sua empresa pode impactar positivamente o futuro do país em 5 passos

Com medidas simples é possível criar novos hábitos e engajar colaboradores para a construção de uma sociedade mais colaborativa e ainda garantir lucros para a sua empresa

Talvez você não saiba, mas as ações da sua empresa podem afetar toda a sociedade. Seja por meio de relações trabalhistas ou pela importância econômica que ela exerce na região em que atua, é indiscutível seu impacto na sociedade local e meio ambiente. 

Isso acontece porque é da comunidade e do meio ambiente que são retirados recursos, sejam eles físicos ou humanos, para manutenção de um empreendimento.  

Nós, da MetLife, como uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo que visa construir relações sólidas baseadas em princípios éticos, vamos mostrar no artigo de hoje cinco medidas que podem ser adotadas pela sua empresa para impactar positivamente o futuro do nosso país. Confira.

1. Seja inclusivo e aposte da diversidade 

Não dá para falar de responsabilidade social sem abordar a inclusão dos grupos minoritários ou que vivem em condições de não igualdade.  

Exercer a cultura da inclusão em sua empresa é fundamental para ter um quadro de colaboradores com diversidade. 

E é somente através da diversidade que as diferentes perspectivas se auxiliam para o desenvolvimento da marca e também dos seus resultados.  

2. Conheça a realidade do entorno da sua empresa 

Entender o contexto e a realidade da comunidade local é imprescindível. É importante compreender também a dinâmica ambiental ao redor, uma vez que o ambiental afeta diretamente a comunidade local e também as comunidades vizinhas. 

Só assim será possível pensar em ações que façam sentido para as pessoas que ali residem. 

3. Invista na comunidade local 

Depois de compreender o contexto onde sua empresa está localizada e quais são as principais problemáticas ali existentes, o próximo passo é verificar quais são as problemáticas mais prioritárias e possíveis de serem atenuadas através das ações da sua empresa. 

Implemente políticas internas que viabilizem suprir as necessidades do grupo social que mais tenha a ver com a sua empresa.  

Essa troca é extremamente positiva para a corporação visto que ela irá se beneficiar de uma mão de obra local mais especializada e também com maior qualidade de vida da população local. Esse conjunto facilita o desenvolvimento econômico da região e consequentemente o desenvolvimento econômico da sua empresa.  

4. Engaje seu público 

Mais do que mostrar a importância que a sua marca dá a sociedade, é essencial mostrar as ações realizadas com o objetivo de retribuir os benefícios ganhos com ela. Para isso, use e abuse do marketing, compartilhando as experiências nesse sentido, assim como os valores positivos voltados à sociedade.  

5. Adote práticas sustentáveis dentro da empresa 

Adotar medidas sustentáveis vai muito além de proteger o meio ambiente.  

A sustentabilidade social pode ser um meio para a redução dos custos de produção e do valor final dos produtos e, principalmente, para o fortalecimento da sua marca. 

Informatizar documentos, eliminar desperdícios e criar campanhas de redução de resíduos e reciclagem são pequenas ações que você pode estimular em sua empresa para engajar seus colaboradores e construir uma empresa mais sustentável e lucrativa. 

Além disso, o consumidor, cada vez mais exigente, está de olho nas práticas e condutas de empresas que investem em responsabilidade social e cuidados com o meio ambiente.