Será que sua empresa se adapta a um ambiente compartilhado?

O coworking é bastante usado por muitos negócios mas apresentam vantagens e desvantagens

Uma das novas tendências no que diz respeito a ambiente de trabalho são os espaços coworking, afinal de contas, vivemos em um mundo bastante moderno. Mas será que um ambiente compartilhado é o ideal para sua empresa? Tudo na vida tem prós e contras e com o coworking não seria diferente. 

Nós da Metlife não poupamos esforços para fazer com que sua empresa seja referência no mercado e estamos sempre ao seu lado. Para aprimorar seus conhecimentos, conheça as vantagens e as desvantagens de um ambiente de trabalho compartilhado. Tudo deve ser bem analisado para saber se ele é ou não ideal para sua empresa. 

O que é coworking?

Podemos dizer que os espaços de coworking são uma forma inovadora de diversas empresas compartilharem o mesmo ambiente de trabalho. O coworking apresenta a mesma estrutura de um escritório convencional de trabalho. A diferença está no fato dele ser um local compartilhado por diferentes empreendedores que realizam suas atividades cotidianas.  

Vantagens

Possibilidade de uma maior rede de contatos: Trabalhar em um coworking, ou seja, em um ambiente compartilhado permite que você tenha uma extensa rede de contatos. Você vai estar lidando, diariamente, com diversos profissionais de vários segmentos de mercado, o que pode ser um chamariz para novas parcerias de negócio. 

Custo-benefício: Os ambientes compartilhados também geram uma grande economia nos custos mensais. Todas as despesas como aluguel, limpeza, internet, telefone, móveis, água, energia elétrica e material de escritório serão divididos igualmente entre todos que utilizam o espaço. Os coworking são uma ótima opção custo-benefício. 

Sua empresa tem um endereço comercial: No ambiente compartilhado sua empresa tem um endereço comercial e pode até receber clientes nele. Sem mencionar que isso passa muito mais credibilidade no mercado, pois os clientes têm a possibilidade de conhecerem um ambiente totalmente profissional. 

Desvantagens

Menor privacidade e mais distrações: Apesar de possuírem uma estrutura destinada às pequenas empresas, profissionais autônomos e empreendedores individuais, os ambientes de trabalho compartilhados não oferecem privacidade e são propensos a se ter mais distrações no dia a dia. 

Menor flexibilidade de horário: O coworking geralmente opera em horário comercial e em dias úteis, obrigando-o a usá-lo somente dessa forma. Diante desse contexto, é preciso que todas as pessoas integrantes desse ambiente se adaptem aos horários de funcionamento do local. 

Necessidade de deslocamento: Se você mora em uma grande metrópole, talvez essa seja a pior desvantagem do coworking. Enfrentar o trânsito diário para se chegar ao local de trabalho e a obrigatoriedade de arcar com os custos de deslocamento pode, com o passar do tempo, ser inviável para seu bolso. 

Por isso, tudo deve ser colocado na balança para saber se o ambiente compartilhado pode ser ou não viável para sua empresa. 

A MetLife sempre pensa no seu bem estar, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.