Seu negócio depende de datas especiais? Veja como se preparar

Datas comemorativas são oportunidades anuais de campanhas promocionais e fortalecimento da marca

Há muitas coisas mudando rapidamente no mundo, mas se há algo que já é previsível é o calendário de datas comemorativas e o comportamento do consumidor com a chegada delas. Você está preparando seus negócios para desfrutar das oportunidades trazidas por estas datas? Além do aumento de vendas em determinados segmentos, as datas comemorativas são excelentes oportunidades para reforçar sua marca ou fomentar a fidelidade dos clientes. Elas também podem inspirar campanhas internas, focando em seus próprios funcionários. 

A MetLife está pronta para celebrar com você os resultados positivos destas iniciativas. Também estamos aptos a oferecer novos benefícios a seus funcionários em ocasiões especiais.  Não é à toa que em mercados altamente competitivos, como nos Estados Unidos, atingimos 98% de satisfação entre os clientes. E não é diferente nos outros quase 50 países cobertos pela MetLife: nós entendemos que as necessidades atuais mudam rapidamente e estamos decididos a oferecer sempre a melhor gama de serviços, seja qual for o cenário. 

Planeje com antecedência 

Especialistas recomendam que os preparativos comecem pelo menos um mês antes do dia comemorativo chegar, mas como o calendário de feriados é fixo, o mais aconselhável é fazer um planejamento completo para o ano ou o semestre. Além de saber o dia exato, é importante também avaliar quais datas são mais propícias para seu negócio e explorar ao máximo o potencial que elas oferecem. 

Ajude seus clientes a lembrarem de você

Se seu objetivo é fortalecer a marca, esteja atento às oportunidades para que ela seja mencionada na mídia, mesmo que isso não signifique venda imediata. Uma atitude pró-ativa é fundamental. Esteja em contato com profissionais de imprensa para mostrar como seu negócio é um gancho perfeito para uma história sobre a data que se aproxima. Direcione sua publicidade oficial com o mote do dia festivo e motive seus clientes a interagirem com a marca nas redes sociais, com este enfoque específico. 

Se sua intenção é aumentar as vendas diretas, a proximidade do dia festivo é a oportunidade perfeita para lançar promoções, descontos ou campanhas. Datas comemorativas podem deixar seus clientes mais propícios a interagirem com sua marca, por isso, pensar em campanhas que os incentivem a participar pode ser uma boa aposta.

Não se esqueça da concorrência

Datas comemorativas são uma porta aberta para os negócios - mas não apenas para você. Lembre-se de que seus concorrentes também estarão atentos às oportunidades que estas datas trazem. Fugir da obviedade é uma forma de superar a concorrência e chamar atenção, de forma positiva, para seu produto, serviço ou marca. 

O primeiro passo é definir quem é seu público-alvo, ou seja, saber para quem você quer vender. Só assim é possível saber que tipo de produtos ou serviços interessam a este público e, assim, o que oferecer a ele. Em seguida, escolha as ações promocionais adequadas para vender tais produtos ou serviços para o público-alvo. 

Equipe preparada vende mais e melhor

Todos os preparativos serão em vão se sua equipe não estiver preparada para atender seus clientes da melhor forma. Então, é importante realizar treinamentos específicos dependendo do tipo de campanha promocional a ser aplicada. Algumas campanhas também exigem alguma adaptação na comunicação visual dos pontos de venda. Um mix de mídia deve ser planejado e direcionado para os objetivos principais e secundários da campanha. 

Conecte com as emoções de seus clientes

Outro aspecto fundamental é explorar o apelo emocional de certas datas, sem cair no sensacionalismo ou na apelação. Uma campanha limpa e honesta ajuda a reforçar a boa credibilidade de sua empresa junto aos clientes. Aposte na criatividade, originalidade e em apresentar as vantagens que sua marca oferece. Mesmo que isso não resulte em incremento direto nas vendas, criar uma aproximação afetiva com seus clientes é uma enorme vantagem competitiva nos médio e longo prazos.