5 sinais negativos que você pode estar deixando passar para as suas equipes

Ansiedade do gestor e até mesmo deixar vazar algumas informações são só dois deles

Em um mundo em constante transformação, a figura do gestor de pessoas, dono de empresa, do CEO passou e passa por muitas mudanças.

Uma das mudanças mais acentuadas foi na proximidade dessa figura com o restante da equipe. Tecnologias como o e-mail, os aplicativos de mensagens e redes sociais derrubaram várias barreiras.

Nós da MetLife, atentos aos desafios que este tipo de profissional enfrenta, reunimos dicas para ajudar a trabalhar sua imagem na condução das expectativas de seus colaboradores.

Falta ou falha de comunicação quando questionado

A posição de líder de uma empresa traz, sem dúvidas, alguns benefícios. Mas, muitas responsabilidades também. Uma das mais importantes é a transparência e a comunicação com seus funcionários. Ao ser perguntado em reuniões sobre questões válidas sobre o futuro da empresa, seja honesto e transparente sempre.

Ausência em momentos decisivos em projetos ou do planejamento anual

Mesmo com todas as ferramentas que possibilitam comunicação à distância, estar presente em momentos decisivos do futuro da empresa é fundamental. A sua ausência pode ser interpretada como falta de interesse, falta de segurança no futuro dos negócios ou antipatia para com a equipe.

Demissões aleatórias sem justificativas coerentes por parte da gerência

Funcionários seguros trabalham melhor e têm maior comprometimento. Parte dessa segurança nasce da confiança em sua empregabilidade. As saídas ao redor, desde que justificadas, tendem a ser melhor recebidas do que aquelas tidas como aleatórias. Portanto, não deixe esse tipo de situação sem explicação.

Falta de estratégia concreta para seu negócio

Uma empresa deve ser criada para dar lucro. Isso não quer dizer que contratempos não aconteçam na jornada de um empreendimento. A falta de mudança de estratégia quando isso acontece é que pode ser prejudicial a todos os envolvidos. E se isso pode acontecer na forma de um aparente desconhecimento de qual caminho a empresa vai seguir, por exemplo. Este tipo de situação afeta diretamente o rendimento e a própria permanência de sua equipe na empresa.

Pouca atenção à opinião e sugestões da equipe

Empresas atuais são mais transparentes e abertas, funcionando de forma bastante horizontal. Isso, na prática, quer dizer que as opiniões precisam ser ouvidas e muitas vezes acatadas, mesmo as mais contundentes. O ouvir é condição mínima no novo cenário. Qualquer coisa diferente disso, acaba repercutindo negativamente.