Dicas para transformar o seu sonho em uma empresa viável

Com pequenas atitudes e um bom planejamento é possível realizar o sonho de ter uma empresa

Realizar o grande sonho de abrir uma empresa que seja financeiramente viável é o desejo de muita gente. Mas ter uma cultura empreendedora nem sempre é suficiente para tirar a empresa do papel. Por essa razão, a MetLife preparou algumas dicas para você transformar o seu sonho de ser empreendedor em uma empresa de sucesso. Pode acreditar, é possível!

Compartilhe sua ideia com quem pode ajudar

Se você tem uma boa ideia de negócio que seja inovador no mercado, não guarde-a para si mesmo, pois essa atitude pouco ajuda. Pelo contrário, compartilhe sua ideia com as pessoas certas e que podem te ajudar nesse primeiro momento.

Prepare uma boa apresentação sobre a empresa e busque apoio de potenciais investidores que podem vir a se interessar por sua ideia. Dessa forma, você receberá feedbacks valiosos para ver o que precisa ser aprimorado, antes de tirar seu negócio do papel.

Estude bastante o mercado

Antes de transformar o seu grande sonho de ser empreendedor em realidade, tenha a total certeza de que existe um mercado em potencial para ser explorado e que oferece possibilidades de gerar resultados positivos. Afinal, nenhuma empresa sobrevive sem um mercado para atuar, certo? Analise também seus potenciais concorrentes e os preços praticados por eles.

Por isso, busque as melhores ferramentas de inteligência de mercado ou, se for possível, contrate um consultor para que um estudo mais completo com foco no seu nicho de atuação seja feito. Você precisa ter dados concretos em mãos para analisar se está indo pelo caminho certo ou não.

Contate potenciais clientes

Criar uma solução de mercado sem ter a plena certeza de que seu público-alvo estará interessado em pagar por ela, pode ser uma faca de dois gumes. Com o advento da internet, fica fácil obter informações precisas de potenciais clientes que podem se interessar pelos seus produtos.

Afinal de contas, uma empresa não sobrevive sem clientes, por isso, você precisa ter a certeza de que sua ideia de negócio tem um bom público que possa ser atendido com o que está oferecendo. Não invista um centavo antes de saber sobre a viabilidade do empreendimento.

Tenha um bom plano financeiro

Por último e não menos importante, ter um bom planejamento financeiro é fundamental para qualquer negócio dar certo no mercado. Antes de solicitar um CNPJ, faça uma boa estruturação das suas finanças e investimentos. Ter um bom capital de giro é sempre necessário para eventuais emergências.  

Lembre-se de que toda empresa, quando está começando, passa por dificuldades até se estabelecer no mercado. Por isso, ter um bom planejamento financeiro é crucial, não somente nos primeiros anos de vida, mas enquanto a empresa existir.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a transformar o seu sonho em uma empresa que seja viável e sustentável.