Responsabilidade social empresarial - como engajar sua comunidade em 5 passos

A sua empresa tem, entre os valores, a responsabilidade social, mas você sabe como colocá-la em prática? Afinal de contas, os valores precisam sair do papel e serem vividos todos os dias pelos colaboradores

Uma empresa com responsabilidade social visa o bem-estar de todos, tanto o dos colaboradores, quanto o das pessoas que contratam seus produtos e/ou serviços. Lembrando que esse tipo de valor tem que ser algo genuíno e voluntário, que tem que partir da empresa sem nenhum tipo de interesse associado a não ser o de causar um impacto positivo à sua volta.

É necessário pensar na visão de um todo, no aspecto comunitário. Afinal, a sua empresa é feita por pessoas, tanto as que trabalham nela quanto as que fazem negócios com ela, podendo ser acionistas, consumidores e fornecedores.

Por que a responsabilidade social é importante para as empresas?

O mercado e a forma de consumir vem se modificando a cada dia. Hoje, temos conceitos como minimalismo, moda sustentável e outros que há pouco tempo não existiam. Isso só prova que os consumidores estão mudando e as empresas precisam acompanhar essas mudanças ou ficarão fora do mercado.

Um dessas mudanças diz respeito à responsabilidade social nas empresas. As pessoas estão se preocupando mais em adquirir produtos e serviços de negócios que se importam com os funcionários, que pagam o que é devido, que se preocupam com o meio ambiente e com a comunidade ao redor, ou seja, que causam impactos positivos dentro e fora da companhia.

Quando uma organização mostra que tem compromisso com a comunidade interna e externa à sua empresa, as pessoas sentem-se mais seguras e confiantes para fazer negócio com ela.

Dessa forma, há muitas vantagens em ser uma empresa socialmente responsável. A sua marca passa a ter uma reputação melhor e também a ser mais reconhecida no mercado pelas ações que promove. Além disso, empresas do tipo costumam atrair os melhores talentos além de se tornarem altamente competitivas.

Como ser uma empresa socialmente responsável na prática?

As pessoas não querem só ouvir e ler palavras bonitas nas suas redes sociais e site de como a sua empresa tem como valor a responsabilidade social. As pessoas querem ver atitude e isso deve ser realizado e facilmente identificável no dia a dia da sua empresa.

Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo!

1) Reduza o impacto ambiental

Essa é uma estratégia muito utilizada por diversas empresas. Pequenas mudanças na rotina de trabalho fazem uma grande diferença a longo prazo. Reduzir o uso de plástico e material descartável, trocar as lâmpadas comuns por LED e reduzir o uso do ar condicionado são alguns exemplos que você pode aplicar em sua empresa.

2) Promova cursos e workshops para a comunidade

Educar é fundamental para construir uma sociedade mais igualitária e justa. Sua empresa pode ministrar cursos e palestras sobre assuntos, como educação financeira, sustentabilidade ou qualquer outro tema que tenha relação à sua área de atuação, para a comunidade.

3) Crie líderes ambientais

Que tal promover a consciência ambiental dentro da sua empresa? É exatamente isso que o HSBC está fazendo. Em busca de líderes ambientais, o banco criou, há cerca de 3 anos, um programa para incentivar os funcionários chamado Climate Parthership. A instituição treina os colaboradores que tenham interesse no assunto.

4) Realize ações de voluntariado

Que tal incentivar os funcionários a realizar trabalho voluntário? Uma boa prática é realizar visitas em casas de acolhimento de crianças e idosos da região onde sua empresa atua. Apenas uma simples visita pode fazer um bem enorme para as pessoas que moram nesses locais.

Criar a consciência nos funcionários é essencial para promover um maior bem-estar desses indivíduos e o engajamento deles na comunidade. 

5) Faça doações para instituições sociais

Existem diversas instituições que têm, como principal objetivo, promover uma vida melhor para as comunidades menos privilegiadas do nosso país. Que tal apoiá-las com uma doação financeira? Esse dinheiro será utilizado em diversos programas e projetos que levam boa alimentação, educação, saúde, água potável e outros itens básicos de sobrevivência para quem tem muito pouco.

Ter responsabilidade social não deve ser visto como uma obrigação, uma forma de conseguir isenção fiscal ou de ter mais lucros no mercado. Isso deve ser algo verdadeiro, você deve passar a real vontade de ajudar outras pessoas para os seus colaboradores.