Sua mesa de trabalho é focada em produtividade?

Organização, planejamento e disciplina podem contribuir para o aumento da produtividade no trabalho

Diante de tanta competição entre as empresas, muito se fala em produtividade no trabalho. Mesmo perante tantas distrações que o mundo nos oferece, é possível ser uma pessoa mais produtiva no dia a dia. 

A MetLife preparou algumas dicas para que você seja um colaborador muito mais produtivo e que mantém o foco para alcançar os resultados esperados. Acredite, é mais fácil do que se imagina! 

Planeje com antecedência o dia seguinte

Um bom planejamento funciona para praticamente tudo na vida. Na noite anterior, é hora de planejar como será dia seguinte no trabalho. Liste todas as coisas que você deseja e o que precisa fazer, colocando as tarefas em ordem de prioridade. Dessa maneira, você terá muito mais foco quando chegar em seu escritório, desperdiçando menos tempo do seu dia.

Faças as tarefas mais difíceis primeiro  

No início do expediente, você está com as energias renovadas e com a mente descansada. Por isso, deve fazer as atividades mais complexas primeiro, pois elas demandam mais tempo e esforço. À medida que as horas vão passando e as tarefas mais desafiadoras vão sendo eliminadas, o dia fica mais produtivo e com uma agenda mais leve.

Identifique seus períodos de maior produtividade

Todos nós temos um certo período do dia em que somos muito mais produtivos, variando de pessoa para pessoa. Por isso, identifique quais são os períodos em que você é mais produtivo e faça bom uso deles, deixando as tarefas mais difíceis para esses momentos. Deixe o restante do dia para as atividades menos complexas.  

Faça uma coisa de cada vez 

Sem essa de querer fazer tudo ao mesmo tempo. Além de ser desgastante, você pode perder o foco no que realmente importa. Tarefas que exigem um alto nível de concentração devem ser feitas uma de cada vez. Fazer diversas coisas ao mesmo tempo pode ocasionar na perda da qualidade e ter ocorrências de falhas no processo, gerando retrabalho, além de desperdícios. 

Priorize o que deve ser feito no seu dia

As tarefas que têm um maior prazo de execução não precisam ser feitas com extrema urgência, mas também não devem ser esquecidas ou proteladas diariamente. Para ser mais produtivo, você deve priorizar o que deve ser feito no seu dia, evitando as atividades que, além de tomar o seu tempo, não estão levando a lugar algum. Foque no que realmente importa!

Não adie as suas tarefas 

O péssimo hábito que a maioria das pessoas têm de deixar para depois o que precisa ou pode ser feito agora, pode levar à falta de produtividade no trabalho e a grandes acúmulos de tarefas. Por isso, sempre que você pensar em adiar alguma atividade, seja por indisposição, preguiça ou dificuldade, lembre-se de tudo que poderia ter realizado se nunca protelasse as coisas. 

Siga nossos conselhos e veja como seu dia será muito mais produtivo. Ao adotar essa prática, com o tempo, se tornará hábito e a sua produtividade pessoal aumentará espantosamente.