Como medir o sucesso dos planos de benefícios da sua empresa?

Colaboradores que não têm preocupações com as finanças são mais produtivos e focados no trabalho

Em um mundo cada vez mais competitivo, as pessoas lutam pelo seu bem estar financeiro, de todas as formas. Mas você sabia que funcionários que não tem preocupações com as finanças pessoais são muito mais produtivos no trabalho? O bem-estar financeiro pode até ser mensurado.

Nós da Metlife pensamos no progresso financeiro de empregados e empregadores, sempre. Por isso, você vai saber como medir o sucesso financeiro do plano de benefícios da sua empresa através de algumas métricas que podem te nortear para o caminho certo.

Nem sempre as técnicas tradicionais são suficientes

As métricas tradicionais que informam como anda o seu nível de sucesso financeiro podem ser limitadas quando o assunto é um programa de bem-estar com as finanças. Afinal de contas, os resultados têm que ser bastante precisos.

Os programas de bem-estar financeiro visam a satisfação no trabalho, a melhora do engajamento pessoal e a felicidade do colaborador em fazer parte de determinada empresa.

Mensurar com precisão o impacto de um programa de bem-estar financeiro, exige uma dose extra de compreensão das questões sobre o ambiente de trabalho e como ele pode afetar o bem-estar e a produtividade de cada colaborador.

Avalie onde estão todos os programas de bem-estar financeiro

Faça uma análise minuciosa de onde estão aqueles programas que promovem sucesso financeiro dos seus colaboradores. Eles ainda estão no papel? Por que ainda não foi implementado nada ainda na sua empresa? Por que aquele projeto não vingou? Faça uma investigação geral de onde estão esses programas, pois ela pode servir como base para o próximo passo.

Defina algumas metas para se conseguir os benefícios

Traçar metas possíveis de serem alcançadas para que os funcionários sejam contemplados com os benefícios do programa de bem-estar financeiro, deverá ser o próximo passo. As metas podem ser a redução do número de faltas ao trabalho ou até a motivação dos colaboradores. Não se esqueça de estabelecer o percentual de melhora que é esperado.

Use métricas para determinar o sucesso de cada etapa do programa

Isso é fundamental nesse processo, pois cada etapa do programa de bem-estar financeiro deve ser avaliada separadamente. Se alguma fase não tiver trazendo os resultados esperados, ela deve ser repensada ou alterada, se for o caso. Tudo deve estar funcionando em perfeita sintonia para que os resultados sejam alcançados.

Colete dados e avalie os primeiros indicadores de sucesso

Depois de algum tempo, você pode avaliar os primeiros indicadores do programa de bem-estar financeiro com a coleta de alguns dados. Analise se os resultados estão sendo satisfatórios, faça os ajustes necessários e documente tudo que possa agregar valor para uma avaliação futura do programa de bem-estar financeiro. Tudo isso ajuda no progresso contínuo do seu negócio.

Não é fácil, pode-se perceber. Mas se sua empresa tiver um plano de benefícios, certamente terá funcionários muito mais produtivos e focados no bom andamento das atividades.

A Metlife sempre pensa no seu bem-estar financeiro e dos seus colaboradores. Por isso, na hora de proteger seu patrimônio de quaisquer eventualidades, conte com uma empresa experiente, sólida e idônea. Estamos prontos para lhe oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.