Você conhece a técnica do CANVAS para modelos de negócio?

Bastante usada por muitos empreendedores, Canvas permite mostrar todas as características do modelo de negócio da sua empresa

Vivemos em um mundo dominado pela tecnologia, em que as empresas precisam gerar resultados positivos para sobreviverem no mercado. Uma das técnicas que é amplamente utilizada por muitos empreendedores é o Canvas, que permite mostrar todas as características de um negócio, de forma simples e prática. 

Nós da Metlife sempre trabalhamos para que sua empresa tenha uma gestão eficiente, em todos os processos. Por isso, você vai conhecer um pouco mais sobre a técnica Canvas e como ele pode ajudar no plano de negócios da sua empresa. 

O que é a técnica Canvas?

Trata-se de um mapa simples e visual que aborda os principais aspectos que o empreendedor precisa considerar quando sua empresa está inserida na realidade do mercado. 

É uma ferramenta que contém um resumo dos principais pontos para se fazer um bom planejamento. O Canvas é fácil de ser utilizado no dia a dia e pode auxiliar no aumento da competitividade, já que oferece agilidade ao processo e tem flexibilidade para alterações constantes. 

Estrutura 

O Canvas possui blocos que abordam o quatro pilares de sustentação de toda empresa: infraestrutura, oferta, cliente e finanças.

A infraestrutura é uma avaliação feita com base em todos os recursos disponíveis para chegar a um determinado valor do produto ou serviço para os clientes.

A oferta é o produto ou serviço que a empresa oferece aos consumidores bem como os valores dos mesmos. 

O cliente é o público alvo do negócio que abrange as formas de contato entre cliente e organização, além do relacionamento no processo de aquisição do produto ou serviço e o pós-venda. 

As finanças são os custos gerais da empresa e as fontes de receita que sustentam todo o empreendimento. 

Segmento de clientes

Nesse ponto são definidos os segmentos de clientes que sua empresa irá atender, que podem ser pessoas ou outros negócios.

Você deve ter em mente que é fundamental definir um nicho de mercado e conhecer bem o perfil das pessoas que fazem parte dele.  

Proposta de valor

Nesse ponto, é definido o que será entregue ao cliente para fazer com que ele escolha a sua empresa, ao invés de optar pela concorrente. Você deve determinar quais são as necessidades dos seus clientes. 

É fundamental que a proposta de valor seja adequada para cada perfil de cliente. Lembre-se de que diferentes perfis possuem diferentes necessidades.

Canais 

Aqui são definidos os meios pelos quais as propostas de valor chegarão até os clientes da sua empresa. Podem ser de várias formas como outdoor, panfletagem, avaliação, degustação grátis ou divulgação nas redes sociais. 

Relacionamento com clientes

Nessa etapa é definido como será o relacionamento com os clientes e as estratégias para atrair, manter e aumentar o número de clientes. Vale ressaltar que tudo deve ser muito bem pensado para que não haja perdas de tempo e retrabalho para todos. 

Fontes de receita 

São definidas as principais formas de obter receita para seu negócio. Podem ser taxas de assinatura, anúncios, aluguel, venda de produtos/serviços, taxa de utilização, entre outros. 

Recursos principais

Nessa fase são definidos os principais recursos que fazem toda a empresa funcionar. Eles podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos. Tudo vai depender do segmento da organização.

Atividades 

Aqui são definidas as ações mais importantes para fazer com que a empresa funcione como foi descrito no modelo de negócios. 

Parcerias

Essa é a fase que define quais serão os principais parceiros que irão ajudar a manter a empresa funcionando. 

Estrutura de custo 

Aqui são listados todos principais custos para a manutenção da empresa. Não só os gastos fixos mensais, mas também os variáveis devem entrar. 

O Canvas é uma ferramenta muito importante para quem deseja criar um modelo de negócios para uma empresa. Ele aborda os quatro pilares de sustentação de uma organização e é muito fácil e prático de se construir. 

A Metlife sempre pensa no progresso da sua empresa, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.