Tempo e produtividade: como organizar a sua equipe

Tempo não é só dinheiro. É muito mais

No mundo contemporâneo, o valor mais importante é o tempo. Sendo muito atual a célebre frase: tempo é dinheiro. 

Quem controla o tempo, também controla o dinheiro e, nos últimos tempos, ter dinheiro é ter a possibilidade de comprar tempo e acima de tudo a qualidade de vida.

No mundo corporativo, observa-se a substituição da ideia ainda calcada na Revolução Industrial de que o número de horas dispensadas é correspondente a produtividade do trabalho desenvolvido.

Com o avanço da tecnologia, e as novas ferramentas que sistematizam processos, as empresas poderão aumentar a sua produtividade em menos tempo e com mais qualidade.

Mais é necessário organizar e estruturar as equipes de trabalho convertendo-as para este novo modelo de gestão de equipes.

A MetLife atenta às inovações que contribuam para o bem estar das pessoas e melhoria da qualidade de vida, selecionou uma série de informações sobre o tempo na gestão de equipes de trabalho.

Tecnologia como recurso

O uso da tecnologia deverá ser um recurso ao favor da sua empresa. Geralmente, o objetivo destas ferramentas tecnológicas é sistematizar processos.  Há várias plataformas no mercado que organizam o trabalho e permitem a interação com os membros da equipe. Para a empresa, o uso das tecnologias poderá trazer várias vantagens como:

  • acompanhar o desenvolvimento dos projetos;

  • comparar cenários;

  • verificar o desempenho individual dos membro da equipa;

  • ajustar os processos

Como as plataformas, na sua maioria, são intuitivas, poderão reforçar a coesão da equipe pelo fato de terem a noção do projeto global e o seu desenvolvimento.

Transparência e produtividade

O conceito de produtividade tem se alterado nos últimas décadas. Com a flexibilização dos espaços de trabalho, com o aparecimento de espaços compartilhados como o cowork, as equipes de trabalho poderão estar em diferentes lugares e até em partes distintas do mundo.

Sem dúvida, é um desafio a mais para quem lidera equipes. Neste sentido, a transparência é um valor fundamental. Isto implica que os membros da equipe percebam claramente o objetivo de determinado projeto ou determinada tarefa a desempenhar e o prazo estipulado para a conclusão. Para além disso, é necessário identificar as sinergias possíveis para que a equipe trabalhe verdadeiramente em equipe.

Prioridade e motivação

Em muitos aspectos, a produtividade depende da relação equilibrada entre definição de prioridade e motivação da equipe. É fundamental que a equipe seja esclarecida sobre a escala de prioridade para que compreenda o processo como um todo - uma meta a ser atingida. A motivação está intrinsecamente relacionada com a definição de prioridade. Cada etapa concluída deverá ser comunicada à equipe como forma de manter o estímulo em concluir o processo.

Ambiente de trabalho: um estímulo a mais

Muito pode ter sido modificado no mercado de trabalho, mas o ambiente continua sendo um dos fatores que interferem diretamente no aproveitamento do tempo dos colaboradores. E isso também vale para o digital.  Um adequado ambiente de trabalho colabora para que a produtividade aumente e que o tempo seja melhor aproveitado.