5 tendências que parecem futuro, mas já estão aí no mundo corporativo.

De escritórios que reciclam sua própria água a times que trabalham focados em uma missão, não faltam novidades no mundo dos negócios

Empresas do futuro começam em algum lugar e tempo, certo? Pois, neste mundo tão corrido e interconectado, muitos dos formatos de trabalho e posturas empresariais que esperávamos para daqui a alguns anos já estão acontecendo.

Nós da MetLife, sempre atentos em formas de ajudar sua empresa a crescer e assumir seu lugar na sociedade, separamos algumas tendências para você se inspirar. 

Escritórios sustentáveis que não são coisa de ficção científica

A tendência já é real, principalmente em ONGs e empresas do ramo da economia criativa. Em ambientes sustentáveis, usa-se muita luz natural, água é protegida como um bem necessário e finito, reciclagem há muito tempo já é coisa séria e a utilização de insumos (do café até o tonner da impressora) é medida no detalhe. 

Profissionais que já conseguem trabalhar em vários lugares do mundo

Sempre abrimos nossos posts aqui no blog lembrando como o mundo está interconectado e veloz, já percebeu? As mudanças promovidas pela tecnologia nos últimos 30 anos foram sem precedentes na história humana. 

Em função disso, algumas empresas já adotam o sistema de "escritório global", permitindo que você trabalhe presencialmente ou de forma virtual a partir de qualquer lugar do mundo.

Em alguns lugares, qualidade de vida vem sempre em primeiro lugar

Sem essa de grandes jornadas de trabalho, perder formatura de filho pequeno ou ir trabalhar doente. 

Empresas de diversos ramos estão investindo continuamente em reformulações de suas políticas internas de forma a considerar a qualidade de vida de seus funcionários como um ativo importantíssimo. Essa qualidade passa não só pelo ritmo de vida, mas também pela estabilidade financeira e emocional dos funcionários.

Inteligência de dados? Atenção total: ela já está entre nós

Já ouviu falar da profissão cientista de dados? Eles estão por todos os lados, atuando a partir de sua capacidade de interpretar a imensa quantidade de dados que geramos todos os dias no mundo digital e, a partir dela, ter insights que antecipam tendências do mercado financeiro, na meteorologia e até no serviço de streaming que escolhe a sua música ou série preferida para exibir em sua Smart TV. 

A atividade está nos holofotes atualmente, muito em função de sua má utilização no monitoramento e criação de estratégias preditivas em campas de marketing político ao redor do mundo.

Equipes organizadas por propósito. Este será o seu propósito?

Primeiro foram os millenials e, mais recentemente, a turma da geração Z que acabou de chegar ao mercado de trabalho. O que eles têm em comum? Na verdade, várias coisas. Mas, para efeito de nosso artigo, os nascidos a partir do final da década de 90 precisam ter PROPÓSITO para trabalharem felizes - e por pouco tempo - nas empresas do mercado mundial. 

Por isso, é cada vez mais comum que empresas mais antenadas comecem a trabalhar com o conceito de "times com propósito". Na prática funciona como a reunião de equipes multidisciplinares para a qual é dada alguma missão. Você já deve ter lido em sites dedicados ao mundo dos negócios termos como Hackathon ou a metodologia "Mesa e Cadeiras", certo? Este é o conceito: fornecer a um time, um propósito para mantê-lo ultra motivado e focado.  

Que tal praticar essas ideias hoje mesmo aí em sua empresa? Pense nisso!