Times de vendas em médias empresas: como formar e manter dentro de casa

Contratar colaboradores que tenham afinidade com vendas e oferecer incentivos para eles permanecerem em sua empresa

O setor de vendas é um dos mais importantes em uma empresa média, independente do seu segmento de mercado. Contar com bons vendedores é um dos sonhos de todo empreendedor, pois são eles que trazem a rentabilidade para o negócio. 

Por isso, a MetLife preparou um post com algumas dicas sobre como formar e manter um bom time de vendas em médias empresas. Com algumas atitudes, sua empresa pode se destacar, ter mais visibilidade e deixar a concorrência para trás. 

Contrate colaboradores que tenham afinidade com vendas

Contar com pessoas que realmente gostam de lidar com vendas ou tenham muita afinidade com essa área, é fundamental. Por isso, sua empresa deve contratar vendedores que realmente gostam do que fazem. O motivo é simples: eles trabalharão com mais empenho. 

Esse detalhe é importante, pois de nada adianta contratar alguém que não goste dessa área ou não tenha paciência em lidar com o público. Antes de formar o seu time de vendas, tenha a certeza de que está contratando vendedores que tenham paixão pela área comercial. 

Faça um processo seletivo interno

Antes de contratar novos vendedores, você já pensou na possibilidade de abrir um processo seletivo interno para outros colaboradores que já trabalham em sua média empresa? Pode haver um ou outro que se identifique com a área de vendas e tenha boa experiência nela. 

Oferecer esse tipo de oportunidade, além de motivar ainda mais o talento, vai fazê-lo trabalhar com muito mais empenho em uma área que realmente gosta. Sua empresa é que sai no lucro, em vários aspectos.  

Ofereça benefícios atrativos

Agora que você formou o seu time de vendas com colaboradores que tenham afinidade com essa área, chegou a hora de motivá-los ainda mais a permanecer trabalhando na sua média empresa. Uma boa dica para que isso aconteça é oferecer um diferencial como benefícios que sejam atrativos. 

Além do salário, os benefícios oferecidos contam e muito para os colaboradores. Prêmios para metas atingidas, plano odontológico, seguro de vida, dentre outros, são alguns dos benefícios mais motivadores para um talento. 

Incentive o colaborador a crescer junto com sua empresa

Mostre para seu time de vendas que sua média empresa tem planos de crescimento e que ele é parte importante dessa trajetória.  Por isso, incentive seus vendedores a crescer junto com seu negócio. A união faz a força, certo?  

A motivação na hora certa pode fazer uma grande diferença no dia a dia de todo o seu time de vendas. Por isso, mostre como ele pode crescer junto com sua empresa e os benefícios que todos podem ter, a médio e longo prazo. 

Contar com um time de vendas focado e motivado pode trazer excelentes resultados para sua média empresa.