Time remoto: De quanto em quanto tempo eles precisam ser reunidos?

Descubra algumas necessidades e ideias essenciais para manter o time focado e em sinergia

A vida moderna gera demandas bem complicadas, não é mesmo? Às vezes gastamos muito tempo com o deslocamento entre casa e trabalho e isso acaba por interferir na produtividade e qualidade de vida.

Não à toa que o trabalho remoto tem sido adotado em larga escala por empresas de todos os tamanhos e segmentos. Porém, gerenciar e manter uma equipe remota motivada demanda atenção especial a alguns detalhes, como quando reunir todos, por exemplo?

A equipe MetLife entende a importância de fazer com que todos se sintam parte da equipe para manter o foco nos objetivos, melhorar resultados e comemorar os acertos, mas para que isso seja possível, qual o momento ideal para reunir uma equipe remota? Vem descobrir com a gente!

Não existe uma fórmula ideal

Como quase tudo na vida, não dá para afirmar que existe um prazo ideal para colocar toda a equipe em um mesmo ambiente para que todos fiquem mais motivados e alinhados com as ideias da empresa. 

Algumas empresas optam por realizar eventos focados no trabalho e interação uma vez por ano. Outras preferem reunir o time em períodos e espaços fora do trabalho, para gerar contato humano e confiança.

No fim das contas a janela de tempo entre uma reunião e outra será delimitada, necessariamente, pela forma como o time interage e pela necessidade de manter os laços e os objetivos dentro da mesma perspectiva.

Gerando engajamento remoto e expandindo nas reuniões

É importante estar atento à necessidade de manter o time remoto engajado e com o sentimento de pertencer ao todo. Por isso, criar e desenvolver dinâmicas que mantenham todos conectados durante alguns momentos do dia, auxilia bastante para que os encontros presenciais fluam melhor. Apostar em reuniões periódicas por videoconferência e ferramentas que facilitem a interação é uma excelente ideia.

Avaliando a distribuição do time e o tamanho do budget

Viabilizar a reunião de um time remoto é algo que demanda planejamento e investimento. Se a empresa for grande e contar com equipes espalhadas pelo mundo, realizar o encontro irá implicar em logísticas diferentes e ideias inovadoras para colocar todos próximos. 

Se a equipe mora em estados diferentes, mas em um mesmo país, apostar em encontros semestrais é uma boa solução para que a interação ao vivo não esfrie e a troca de ideias se mantenha em uma boa escala. Tudo depende da distância.

Estar atento à comunicação e motivação da equipe é essencial

Por fim, estar atento às necessidades do seu time, implementar o uso de ferramentas que sejam capazes de manter todos conectados durante o tempo de trabalho é, sem dúvida, algo realmente necessário para ajudar a aferir quando a reunião do time em um mesmo espaço se torna necessária.

E é sempre bom lembrar que mesmo à distância, a sensação de pertencer a algo é extremamente importante para que todos se mantenham ligados em um mesmo objetivo. Essa sensação pode ser conquistada por meio de diversos fatores, inclusive por meio da atenção com cada membro da equipe e a MetLife oferece um amplo pacote de cuidados para mostrar que saúde e bem-estar vêm em primeiro lugar.