Conheça a técnica do “todo dia um café com uma pessoa nova”

As redes sociais são perfeitas para encontrar colegas esquecidos há muito tempo e aumentar o seu networking

O ambiente online é um vasto oceano de possibilidades, em todos os sentidos. As redes sociais, por exemplo, nos permitem fazer novas amizades, relacionamentos e até reencontrar colegas antigos que já trabalharam conosco em alguma empresa.

Mas você sabia que esse tipo de reencontro pode ser  proveitoso para aumentar seu networking? Conheça por que a técnica do “todo dia um café com uma pessoa nova” é fundamental para os profissionais.

Aumente sua lista de contatos com as redes sociais

Atualmente, quem não está conectado com as redes sociais pode se sentir um peixe fora d'água. Esse tipo de conexão nos oferece imensas possibilidades de estabelecer mais contatos profissionais que podem ser de grande valia na hora de conseguir uma recolocação profissional no disputado mercado de trabalho.

Através dos seus amigos no Facebook, por exemplo, é possível encontrar pessoas que estudaram ou trabalharam com você e que o tempo se encarregou de dar um destino de diferente para cada um. Mas agora, com as redes sociais e poucos cliques, você tem acesso ao perfil completo daquele colega de trabalho de muitos anos atrás.

Que tal um encontro para celebrar?

Depois que as lembranças do passado e boas risadas vierem à tona, mesmo que de forma online, que tal propor um encontro com os velhos colegas de profissão ou que já trabalharam juntos? Essa pode ser uma ótima maneira de colocar o papo em dia e trocar experiências. Afinal, foram muitos anos sem nenhum contato.

Além disso, você pode aproveitar a oportunidade do encontro e criar mais uma conexão profissional, caso precise no futuro. Às vezes, aquele velho amigo que trabalhou com você muitos anos atrás, trabalha como executivo em uma grande multinacional e pode te ajudar a conseguir um emprego ou mesmo uma indicação em um processo seletivo.

Quanto mais contatos profissionais, melhor para você

É claro que você não vai se ater a somente dois ou três contatos estabelecidos e se dar por satisfeito. As redes sociais permitem muito mais do que isso e quanto mais conexões profissionais você tiver, melhor para você. A técnica do “todo dia um café com uma pessoa nova” se encaixa muito bem aqui.

Vale ressaltar que, muitos contatos profissionais que você fizer, podem, eventualmente, mudar de endereço, de número de celular ou até de cidade. Ou seja, tudo pode acontecer e vocês perderem o contato novamente. Uma boa dica é sempre conseguir o e-mail, celular, endereço nas redes profissionais e até telefone fixo. Seu networking sempre deve estar em constante crescimento.

Siga nossas dicas para aumentar seus contatos profissionais. A internet e suas redes sociais são uma ótima pedida para isso. Quanto mais contatos tiver, maiores serão suas chances no mercado.