Transformando um funcionário em um mentor interno

Saiba por que é interessante investir na formação de um colaborador da empresa e transformá-lo em um multiplicador de novos conhecimentos

No mundo corporativo, a concorrência dos profissionais está cada vez mais acirrada, pois a procura por um emprego cada vez melhor é sempre maior do que a demanda. Enquanto a maioria das empresas buscam por talentos cada vez mais capacitados e competentes, você já pensou na possibilidade de investir na formação de um funcionário para transformá-lo em um propagador de todos os conhecimentos adquiridos? A MetLife preparou esse artigo que vai te mostrar as vantagens de transformar um colaborador em um mentor interno. 

A empresa investe de acordo com suas necessidades

Se sua empresa resolver investir na formação de um colaborador, certamente ela vai fazer isso sempre de acordo com seus interesses e necessidades. 

Por exemplo, seu negócio precisa de vendedores que tragam resultados positivos a curto prazo: o empresário vai investir em cursos de capacitação voltados para essa área, seja para toda a equipe de vendas ou para um determinado colaborador. 

Maiores chances dos resultados serem satisfatórios

Investindo na formação de um profissional da empresa, as chances dos resultados serem mais satisfatórios serão enormes. Como o colaborador já detém o conhecimento, ele vai aplicar na prática tudo que aprendeu em prol da organização em que trabalha. 

Com os conhecimentos adquiridos, os resultados serão mais do que positivos, pois o colaborador estará mais capacitado para encarar os desafios do dia a dia, com muito mais segurança. 

Todos na empresa saem ganhando 

Mas não são somente os benefícios financeiros que sua empresa vai ter, se ela investir na formação de um funcionário. Esse novo mentor que faz parte do seu negócio, pode ser um multiplicador de novos conhecimentos para todos os seus colegas de trabalho. 

Que tal incentivá-lo a dar um curso sobre tudo que aprendeu para os outros colaboradores? Isso é uma forma de deixar todos igualmente capacitados para trabalharem ainda melhor. Afinal, o conhecimento não ocupa espaço. 

Maior capacitação e motivação do funcionário

Imagine um colaborador que é contemplado com uma bolsa de estudos em uma boa faculdade ou com um curso ligado à sua área de atuação. E o melhor: tudo pago pela empresa. 

Além de ter uma maior capacitação profissional, a motivação desse colaborador aumentará exponencialmente. No final, a empresa sairá no lucro, pois, apesar do investimento, ela acabará tendo um bom retorno financeiro e funcionários bastante motivados no desempenho das suas funções.

A empresa é muito mais valorizada pelos colaboradores

Toda empresa que investe na formação profissional de um ou mais colaboradores é muito mais valorizada. Afinal, quem não deseja trabalhar em uma empresa que investe nos conhecimentos dos seus funcionários? 

Sendo assim, se você quiser ter sua empresa muito mais valorizada e com trabalhadores altamente motivados em dar o melhor de si, invista na formação profissional deles. Uma empresa que valoriza os seus colaboradores só tende a ganhar, em todos os aspectos.  

Invista na formação de um colaborador e veja como os resultados serão muito melhores.