Conheça grandes empresas que criaram suas próprias universidades

Saiba como você pode usar esse recurso a seu favor

O mundo está mudando e o mercado de trabalho, é claro, também passa por transformações. Investir na qualificação das pessoas é uma preocupação de empresas que enxergam o funcionário além dos números. Elas acreditam que um colaborador bem treinado e engajado traz resultados muito melhores.

Uma das ferramentas usadas nesse trabalho de qualificação é a  universidade corporativa. A MetLife, atenta às novas tendências corporativas, vai explicar nesse artigo o que são as universidades corporativas e como elas podem ajudar empresas e funcionários a crescer.

O que são universidades corporativas

De forma resumida, são cursos elaborados e oferecidos pelas empresas para que os seus funcionários possam se especializar e melhorar suas habilidades. Esses cursos podem ser feitos por colaboradores diretos, por empresas terceirizadas e até mesmo por clientes.

As universidades corporativas, diferentemente das universidades convencionais, não garantem um diploma de graduação e não são reconhecidas pelo MEC. Isso não diminui em nada a importância delas, já que o principal objetivo dos cursos é qualificar os funcionários para aplicarem o conhecimento adquirido dentro da própria empresa.  

Sua estrutura pode ser presencial ou à distância, dependendo da estratégia que a empresa tem. Por economia e praticidade, as empresas grandes, com filiais espalhadas pelo Brasil, são as que mais utilizam os cursos à distância. 

Confira algumas empresas que têm universidades corporativas no Brasil

AmBev

Criou em em 1995 a Universidade Brahma. Rebatizada de Universidade Corporativa AmBev, oferece diversos cursos e certificações para seus funcionários, tornando-se um dos maiores casos de sucesso em educação corporativa.

Caixa Econômica Federal

Outro exemplo de sucesso em educação corporativa é o da Caixa Econômica Federal. Em 2017, a implantação do ambiente virtual de aprendizagem da universidade corporativa da Caixa Econômica Federal recebeu um prêmio internacional na categoria “Best Corporate University embodying the identity, the culture and the brand of the organization in its stakeholders” do prêmio ‘GlobalCCU Awards’ da Global Council of Corporate Universities.

Banco do Brasil

Considerada um recurso estratégico pela instituição, a UniBB – Universidade Corporativa do Banco do  Brasil, tem como objetivos, entre outros, treinar o uso de novos softwares e sistemas adotados pela empresa, além de desenvolver técnicas e habilidades pessoais que facilitam o trabalho.

Rede Globo

A maior empresa de comunicação do Brasil tem a UniGlobo, uma plataforma multimídia utilizada para capacitar funcionários das suas emissoras afiliadas. 

Com conteúdos divididos em cursos online, tutoriais, comunidades de prática, vídeo, áudios, textos e fóruns, é construída com a participação de profissionais da Globo, referências em suas áreas de atuação, que fundamentam conceitos e compartilham suas experiências. 

Os colaboradores são beneficiados, mas as empresas também têm muito a ganhar. A prova disso é que atualmente há mais de 150 universidades corporativas no Brasil. E o número deve crescer!