Vendas online ou presenciais? Como equilibrar essas duas demanda

Direcionar o marketing, alinhar a divulgação, ter bom planejamento e acompanhar o mercado são ótimas formas de manter o equilíbrio nas duas modalidades

Diversas empresas apostam nas vendas online e em lojas físicas, como forma de aumentar o faturamento e acompanhar as principais tendências do mercado. Como acontece com a maioria dos segmentos, a concorrência pode ser enorme. 

Mas um dos principais dilemas dos empresários é sobre como manter um equilíbrio que seja saudável entre as vendas presenciais e online. Conheça as dicas que a MetLife preparou e faça sua marca se tornar referência no mercado. 

Direcione o marketing para cada tipo de venda

São raras as situações em que você vai precisar usar a mesma estratégia de marketing para vendas online e presenciais. Por isso, saber fazer um direcionamento estratégico para o ambiente físico e online é fundamental para equilibrar as vendas. Se for o caso, conte com o apoio de um profissional experiente. 

Alinhe a divulgação de ambas as modalidades

Manter todas as informações sempre alinhadas e sem contradições, tanto na loja física quanto na virtual, também é importantíssimo. Uma boa dica é compartilhar a mesma tecnologia em ambas as modalidades de vendas, para que não haja o desencontro de informações, principalmente no que diz respeito ao seu estoque.  

Planeje-se para os imprevistos

Imprevistos podem acontecer com a maioria das empresas. Por isso, estar preparado para eventualidades como a falta de um produto na loja online ou uma “queima de estoque” na loja física que não trouxe bons resultados, é sempre uma ótima opção. Quando fazemos um planejamento para enfrentar os imprevistos, tudo fica mais equilibrado. 

Acompanhe o mercado e as tendências

Manter-se informado sobre o seu mercado de atuação é fundamental para equilibrar as vendas online e presenciais. Fique de olho nas principais tendências e deixe seu estoque sempre bem abastecido, se você acreditar que um ou outro produto possa ter boa saída. Estar antenado com tudo que acontece: essa é a questão.  

Controle o seu estoque com inteligência

Na maioria das vezes, o empresário tem um único estoque para atender as demandas da loja virtual e física. Por isso, mantenha um rígido controle do seu estoque e faça uso de bons softwares para te auxiliar com isso. Lembre-se de que ambas as lojas precisam ter os produtos em  estoque para sempre vender mais. 

Sua empresa pode manter o equilíbrio perfeito nas vendas online e presenciais. Basta seguir nossas dicas acima!