Como vender no Instagram?

Dicas para as pequenas empresas faturarem com uma das redes sociais mais acessadas do mundo

Comunicar, hoje, não têm o mesmo significado do que nas últimas décadas e a palavra revolução explica muito bem as mudanças que orientam o mundo em que vivemos.

Mais do que desafios, esta mudança estrutural representa uma oportunidade para pessoas e também empresas.

Inclusive, plataformas e redes sociais como o Instagram podem ser canais de comunicação e venda para empresas de pequena dimensão.

A MetLife acompanha com atenção as transformações do mundo e seleciona informações sobre como pequenas empresas podem vender pelo Instagram.

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce em todo o mundo. Se num primeiro momento, o seu uso estava limitado a socialização, rapidamente as empresas perceberam que poderia ser um canal de comunicação privilegiado.

Comunicar e fidelizar

O uso desta rede social poderá potenciar não só a comunicação entre a empresa e o seu público-alvo, mas também poderá fortalecer a fidelização com postagens relevantes e com periodicidade. O público que a empresa pretende atingir deverá sentir que as postagens foram pensadas especialmente para ele. O direcionamento faz toda a diferença.

Falar de Instagram é falar de imagem

Como captar a atenção do usuário no Instagram? Imagem é a palavra-chave. Mas não é qualquer imagem. Resolução de qualidade é fundamental. A sua empresa deverá optar pelos formatos como png ou jpg. 

Vídeos tem poder de engajamento

Para além das imagens de boa resolução e compatíveis com a missão da empresa, os vídeos são ferramentas a serem utilizadas pelas empresas que pretendem vender através do Instagram. Vídeos de curta duração, vinte segundos no máximo, são potentes para transmitir a mensagem da sua empresa. Qualidade também é fundamental. 

Para vender bem, anuncie bem

Vender bem é anunciar bem. No Instagram há diferenciados formatos de anúncio que poderão ser adaptados às necessidades da sua empresa, mesmo que ela seja de pequenas dimensões. Redes sociais, por  sua natureza, são ferramentas democráticas e poderão ser usadas, por vários tipos de perfis de utilizadores, de acordo com as necessidades de comunicação.

Conhecendo os tipos de anúncios

Estar visível e de forma atrativa no Instagram é uma maneira de alavancar as vendas da sua empresa. Para isso, é possível criar anúncios em diferentes modalidades:

  • anúncio único; 

  • vídeo único;

  • carrossel

A estrutura do anúncio único é muito simples. O botão call-to-action acompanha a imagem . Este botão, normalmente em cores de destaque, exibe mensagens como “clique” ou “acesse” e indica o próximo passo a seguir pelo usuário. No caso do vídeo, com sua forte capacidade de engajamento, é recomendável o uso de legendas diretas e claras. 

Se a sua empresa quer contar uma história ou exibir um tutorial sobre determinado serviço ou produto, a modalidade carrossel permite a publicação em sequência de até dez imagens.

Sua loja no Instagram

Uma outra forma de vender a partir do Instagram é ter uma loja nesta rede social. Atualmente, um usuário da rede poderá ser encaminhado para a sua loja virtual onde terá  acesso ao catálogo e promoções especiais.

Agora é caprichar na apresentação dos seus produtos, ficar atento às demandas de sua base de seguidores e faturar!