Já pensou em organizar workshops de educação financeira?

Com formato ágil e linguagem objetiva, esse tipo de evento vem atraindo cada vez mais pessoas

Um dos temas mais procurados por quem busca workshops atualmente é educação financeira. Se você é um empreendedor, que tal organizar um na sua empresa ou criar um evento para inspirar pessoas? Pode ser em um espaço alugado, como uma sala ou auditório, ou até mesmo no seu próprio escritório. 

Nós, da MetLife, incentivamos a organização financeira e o empreendedorismo. Por isso vamos dar algumas dicas valiosas para você organizar o seu workshop com sucesso.  

Defina os palestrantes e o público 

Diversificar é bom, mas para garantir uma boa interação do público com os palestrantes do seu workshop, é importante reunir pessoas realmente interessadas no tema. 
 
Se o evento não for voltado para funcionários da sua empresa - ou se for, mas você tiver interesse em abrir para pessoas de fora - faça uma pesquisa e só então defina qual é esse público. Pessoas que se interessam por educação financeira são mais jovens ou mais velhas? Pertencem a que classes sociais? Quanto mais detalhado o perfil, maiores serão as suas chances de sucesso.  

Quanto aos palestrantes (pode ser um só, se preferir), prefira profissionais conhecidos na área para valorizar seu evento. O nível de interesse das pessoas pelo evento está diretamente relacionado ao profissional que vai falar sobre o tema. 

Além de conhecer bem o assunto, um bom palestrante deve saber falar bem em público, ter carisma e interagir com as pessoas. 

Determine o número de pessoas e o tempo de duração 

Um evento lotado pode dificultar o aprendizado e a experiência dos participantes. Então, defina o número máximo de participantes para o evento antes mesmo de abrir as inscrições. A quantidade de pessoas vai depender do tamanho do local do evento ou do número de assentos disponíveis. 

O tempo de duração pode variar. Há workshops mais curtos, de até 1 hora, até os mais longos, que duram um dia inteiro. Tente não prolongar muito o seu evento. O recomendável é que ele dure no máximo 8 horas para manter a objetividade. 

Defina a data e o horário 

Você já sabe o perfil dos participantes que irá receber e quanto tem disponível no orçamento. Agora é o momento de definir a data, e o horário do seu workshop. 
 
Tenha um calendário em mãos. Vale fazer uma pesquisa para checar se haverá algum evento parecido na data que você escolheu. Não é recomendável marcar seu evento e datas comemorativas e feriados.  

Divulgue seu evento 

A divulgação é uma das partes mais importantes no planejamento do seu evento. Para garantir um bom resultado nas inscrições, invista em uma forma amigável e fácil para inscrições. 

Crie uma identidade visual para o seu evento e produza material impresso, como folders. 

Cheque os equipamentos necessários 

É preciso ficar atento aos pequenos detalhes para evitar situações que podem comprometer o sucesso do seu workshop. Faça um check-list e anote todos os recursos que serão necessários para a execução do evento: projetores, equipamentos de som, microfone, iluminação, cadeiras. 

Converse com o palestrante para se certificar do que ele precisa para se apresentar. É interessante testar apresentações e vídeos diversas vezes e salvá-los em diferentes formatos para evitar transtornos e imprevistos.